Dicas Para um Aviador Iniciante

Você no início deve se perguntar se realmente gosta de voar. Muitos gostam de avião, mas não entram em um e não voam nunca, o que não quer dizer que seja um obstáculo, entretanto muita gente se decepciona e abandona a carreira bem no início. A pergunta que fica é: vale à pena?


Antes de mais nada, vou fazer 4 perguntas, antes de continuar...

1ª - Estou ciente das dificuldades que irei enfrentar e que serão muitas?

2ª - Estou preparado ou estou disposto a fazer isso para enfrentar desafios que vão ir além da minha imaginação?

3ª - Estou ciente de que essa atividade vai tomar no mínimo 85% da minha vida?

4ª - Estou disposto a sacrificar uma grande quantia de dinheiro em prol desse objetivo?

Uma vez de acordo com isso, vamos ao passo seguinte...

Antes de sair com um Boeing 737 céu afora você precisa de uma licença básica, que é a sua licença inicial, a de Piloto Privado / VFR. Essa licença tem 3 normas básicas...

1º - Você pode voar, mas não pode ser remunerado...

2º - Teoricamente você só pode voar em tempo bom. (mas sabe-se que tem muita gente que desobedece a essa norma).

3º - Você não pode executar um procedimentos IFR, total ou parcialmente, a menos que seja estritamente necessário...


Mas para isso, primeiro você precisa de 3 coisas...

1º - Ter um CMA (Certificado Médico Aeronáutico) válido - atestando oficial que comprova que você está física e mentalmente aprovado para vôo. O exame é corriqueiro e demorado, mas esse ainda é o menor dos seus problemas...

2º - Fazer o curso teórico e passar na Banca (prova) de PP exige muito estudo e dedicação. Tendo isso satisfeito, não precisam se preocupar tanto, pois só depende de você...

3º - Obter o dinheiro para fazer as horas do PP, essa que é a parte difícil...

Para obter o CMA, você precisa saber que em algumas capitais de alguns estados há um hospital credenciado para realizar os exames. Normalmente se faz nos Hospitais da Aeronáutica e em alguns outros médicos privados. Esse pessoal aí faz os exames para que você tire seu CMA. O mais complicado é que para tirar o CMA, hoje em dia, você poderá levar até três meses batalhando para concluir os exames, sem contar com a lista de espera na fila dos exames.

Existem 2 classes de CMA:

CMA de 2ª Classe - Válida por até 4 anos (até 40 anos de idade) e por 2 anos (após 40 anos de idade).

CMA de 1ª Classe - Válida por 2 ano (até 40 anos de idade) e por 1 ano (acima de 40 anos de idade).

DIFERENÇAS:

CMA de 2ª Classe PP - Somente para Piloto Privado ou Piloto Desportista.

CMA de 1ª Classe PC - Para Piloto Comercial.

CMA de 1ª Classe PLA - Para Piloto de Linhas Aéreas.

Prepare seu bolso porque inicialmente você vai ter de gastar uns 800 reais para tirar o CMA e ter que renovar a cada 4, 2 ou 1 ano (com valor mais baixo).


Uma vez com o CMA em mãos, você já pode fazer o teórico ou tê-lo durante as aulas teóricas. O curso de Piloto Privado são em 5 matérias:

1ª - Navegação Aérea Para Piloto Privado.

2ª - Meteorologia Para Vôo VFR.

3ª - Regulamentos de tráfego Aéreo PP.

4ª - Conhecimentos Técnicos e Motores.

5ª - Teoria de Vôo de Baixa Velocidade.

Após o término do curso de Piloto Privado, você estará apto a fazer a Banca na ANAC. As provas dessa banca são as mesmas cinco matérias descritas acima, com 20 questões cada matéria. Cada questão vale ½ ponto. Você para passar em cada matéria tem que tirar, pelo menos, nota sete (7,0) ou acertar 14 questões. Existe a segunda época, bastando apenas passar em três, quatro matérias, para poder repetir somente a matéria que ficou pendente. Atualmente as bancas ocorrem em Abril/Agosto e novembro, e a inscrição custa R$ 50,00 por matéria.

Uma vez com as 5 matérias aprovadas chegou a hora do vôo. E aí é bom ter disponível uma boa economia ou seu relacionamento com seu pai estar muito bem, pois você vai precisar...

Para ter a licença do PP/VFR você precisará de, no mínimo, 35 horas de voo. Esse é o mínimo, porque muitas vezes você poderá precisar voar mais, dependendo do seu desempenho, até umas 40 horas de voo.

Para que você não tenha problemas nessas horas você vai ter de fazer o seguinte:

⇒ 25 horas de vôo local.

⇒ 1 hora de vôo solo (Você voa sozinho, sem o instrutor).

⇒ 7 horas de navegação (você viaja de uma cidade para outra, ida e volta).

⇒ 7 horas de repasse.

Ao final do curso prático, já aprovado (checado Piloto Privado) prepare um bom churrasco aos “novos amigos” da aviação porque você vai precisar dessa amizade mais adiante.

Aí você vai para o vôo final de cheque (avaliação de perícia de voo). Nessa fase, não se preocupe, pois não é como no DETRAN, o avaliador normalmente está muito bem intencionado com você e sempre tem a intenção de ajudar, lhe aprovando...

Uma vez com a licença de Piloto Privado em mãos, você pode tomar dois rumos distintos: continuar como Hobby ou como profissão... Se seu negócio for só Hobby, você pode parar por aí. Junte uma grana e compre seu próprio avião... Agora se você quiser seguir carreira de piloto profissional vamos à próxima etapa: a habilitação de Piloto Comercial.

Novamente você terá de tirar um novo CMA. Dessa vez o CMA de 1ª classe. Os gastos são os mesmos do CMA de PP. Depois disso você vai ter de fazer um novo curso, estudando as mesmas 5 matérias novamente, mas um pouco mais apimentadas no conteúdo. Agora há uma diferença:

Curso de PC/VFR ? (Piloto Comercial e VFR), ou...

Curso de PC/IFR ? (Piloto Comercial e IFR).

PC/VFR - Você pretende voar com remuneração, mas sua intenção é a Aviação Agrícola ou você mora em uma área onde durante os 365 dias do ano só faz tempo bom? Então esse é o seu caso.

PC/IFR - Seu negócio é voar em tudo que é condição? Então faça esse aqui...

Se você escolheu o PC/VFR sua banca vai ficar mais fácil visto que basicamente será um Piloto Privado mais aprimorado. Agora, se você vai fazer o PC/IFR prepare-se para estudar muito mais do que o curso anterior.

Você gosta de matemática entrando nos seus sonhos? Pois é, o curso de IFR vai fazer isso com você. Divertido, emocionante, bom para impressionar leigos e as garotas sexy do seu convívio, o curso de IFR vai fazer você aprender por osmose folhas e mais folhas de procedimentos de aproximação por instrumentos, decifrar números e tagarelar feito um cientista, sonhando com um cronômetro em seu pescoço...

As matérias são as mesmas do curso de Piloto Privado, mas bem mais aprofundadas:

1ª - Meteorologia para vôo IFR.

2ª - Regulamentos de Tráfego Aéreo para Voo IFR.

3ª - Teoria de Vôo de baixa e alta Velocidade.

4ª - Conhecimentos Técnicos e Motores (com motor à reação adicionado).

5ª - Navegação Aérea para Vôo IFR (totalmente diferente do curso de PP, Você vai ficar viciado em cálculos. A matéria é mais divertida, pois exige muito estudo e dedicação acima do normal).

Uma vez concluído o curso de PC/IFR, novamente você irá ter de fazer uma nova Banca na ANAC. Os gastos e a forma é a mesma da banca anterior.


Agora chegou a parte das horas de vôo para PC/IFR. Para checar o exame de Piloto Comercial, você precisará de mais umas 110 horas (no mínimo), totalizando 150 horas totais (caso você opte por voar em aviões de aeroclubes. Se a grana tiver curta, você vai precisar daquele “novo amigo” que participou de seu churrasco (lembra do que falei mais acima?). Você também precisará voar, mas desta vez umas 160 horas em aviões monomotores como co-piloto free-lancer (sem remuneração). O exame de PC aqui está satisfatório com 200 horas de vôo.

No PC/VFR, das 150 totais que você vai ter que voar:

⇒ 50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.

⇒ 5 horas mínimas de vôo Noturno.

⇒ 5 horas mínimas de vôo IFR para te dar algum conhecimento básico.

⇒ E as horas restantes você usa como quiser.

No PC/IFR, das 150 horas que você vai ter que voar:

⇒ 50 horas no mínimo terão de ser em Navegação.

⇒ 5 horas mínimas de vôo Noturno.

⇒ 20 horas no mínimo de vôo IFR (treinamento real).

⇒ E o resto das horas você usa como quiser.

OBS: Você irá necessitar de mais 25 horas de simulador, homologado pela ANAC.

Uma vez com tudo isso aí satisfeito, vem outro vôo de avaliação. No exame final de PC/VFR: igual ao de PP/VFR, só mais um pouco de aprimoramento será exigido. Aqui a carga de exigências por parte do examinador (checador) começa a aparecer. No exame final de PC/IFR: Você vai ser avaliado em um procedimento IFR. O Examinador vai lhe ajudar somente no que ele achar conveniente.

E FEITO - LICENÇA DE PILOTO COMERCIAL NO BOLSO – PARABÉNS !!!!!

Qualquer coisa pergunte... Algumas dicas? Sim, vão aí algumas dicas:

1ª - Não importa o avião que você quer fazer o curso prático de Piloto Privado, faça no avião mais barato (Aeroboero ou Paulistinha), a não ser que você nasceu virado pra lua e dinheiro para você não é problema. Não ligue para os "boyzinhos" do aeroclube, que só voam de Corisco e Tupi, não tente impressionar ninguém, você voa para você, não para os outros. Voar de Paulistinha ou de Corisco, não vai fazer de você melhor ou pior do que os outros.

2ª - Dinheiro não cai do céu (não mesmo). Se a grana estiver curta, vá trabalhar. Ganha sua própria mesada, abra uma poupança e vá colocando tudo o que der. Pensa 4, 5 ou 6 vezes antes de sair para as balada e torrar 300 ou 400 reais, eles podem faltar. Como você está de relação com seu pai? Tomara que esteja boa, pois você vai precisar dele, então faça por merecer...

3ª - Não pense que a aviação que “tudo são rosas” (mas não é mesmo). O caminho é muito difícil. Prepare-se. Você vai ter que trabalhar como um condenado. Seu nome vai ser “Trabalho” e seu sobre nome será “Hora Extra”. Se precisar, peça uma vaga de ajudante de hangar no aeroclube ou no controle de voo. Talvez você até consiga, nem que seja por nada, umas horas em troca desta ajuda. Se você estiver pensando: "Ah, vou tirar minhas carteiras e depois vou voar na TAM, GOL ou naquele Táxi Aéreo, ganhar 15 mil por mês , trabalhar pouco, conhecer o mundo inteiro, etc." (NANANINANÃO, tire o cavalinho da chuva). Para chegar nas "grandes companhias" você inda vai ter que ralar muito, vai voar bastante em aviões de “amigos”, em táxi aéreo, voar malote, aviões particulares, e quase sempre sem receber nenhum tostão. Se entrar na aviação pensando em ganhar muito dinheiro, pode esquecer, dessa forma você nunca chegará ao cockpit de um Boeing.

4ª - Na aviação comercial, além das horas de vôo é sempre bom conhecer pessoas, fazer “boas amizades”. Você vai precisar muito delas um dia. Já com o PC checado, quem sabe essa pessoa precise de um co-piloto ou tenha que recomendar alguém, ou seja, com 150 horas de vôo é difícil um emprego. É sempre bom ter pessoas conhecidas no meio. Imagine você se um dono de avião vai gastar centenas de milhares de reais na compra de um avião e dar para um simples piloto, sem experiência alguma de vôo e confiar neste piloto seu patrimônio. Sem contar com a vida desse próprio empresário. Por enquanto, esqueça a idéia de ganhar dinheiro. Até aqui, você só vai gastar.

5ª - Só com o curso de Piloto privado você não poderá trabalhar com remuneração!

6ª - Para começar a entrar na área profissional, tenha em mãos, pelo menos, o PC teórico e algumas horas de vôo IFR (vôo por instrumentos). Se você conhece alguém que tem avião ou faz vôos particulares, você pode tentar voar na direita com ele, como co-piloto. Lembrando que “quem voa de PC em avião particular, precisa de 200 horas para checar o PC”, mas se for voar de forma regular, você não terá problemas. Por isso, tente fazer boas amizades, com pessoas certas e se interesse por alguma oportunidade que lhe for dada.

7ª DINHEIRO? - No começo você não vai ganhar bem, ao contrário, se bobear você vai voar de graça para acumular horas de voo, e não se espante, isso é mais normal do que você imagina. Pergunte aos Comandantes de Linha aérea como eles fizeram sua horas iniciais? A grande maioria foi assim, VOANDO DE GRAÇA. Não seja bairrista, se aparecer uma oportunidade no Acre e você mora em São Paulo, não pense 2 vezes, arrume sua mala e corra para lá. Não fique escolhendo emprego só pelo local ou o salário. Você está precisando. Enquanto você faz pouco caso das poucas oportunidades, tem um monte de piltos querendo o mesmo, pense nisso.

8ª NÃO DESOBEDEÇA AS REGRAS PARA GANHAR HORAS DE VÔO - Se você não tem habilitação para um determinado equipamento ou para um determinado procedimento (principalmente IFR) ou se não tem habilitação para voar em qualquer tempo (chuva, de noite), não arrisque, ou seja, se você não pode voar IFR, não de uma de super-herói, não voe IFR. Não arrisque sua vida e a dos outros só pra ganhar hora de vôo ou só para fazer graça. SE NÃO SABE - SE NÃO TEM O DETERMINADO TREINAMENTO - NÃO O FAÇA. Na hora em que você estiver pronto para assumir um avião sozinho, aparecerá boas oportunidades para tal. Não tente apressar esta fase.


9ª - O MAIS IMPORTANTE DE TUDO É... QUANDO VOCÊ FOR UM BOM COMANDANTE, NUNCA ESQUEÇA QUE UM DIA VOCÊ TAMBÉM PRECISOU VOAR SEM REMUNERAÇÃO E ADQUIRIR EXPERIÊNCIA DE VOO. NUNCA ESQUEÇA QUE SEMPRE HAVERÁ ALGUÉM PRECISANDO DE SUA AJUDA. AJUDE QUEM QUER QUE SEJA E NÃO PEÇA NADA EM TROCA. SEJA HUMILDE. COM ESTE ATO, ESTA SERÁ SUA MELHOR DÁDIVA DE VIDA.

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209 comentários:

  1. Muito legal as dicas, mas também muito desencorajador. Especialment para quem não é jovem, longe disso, mas gosta de aviação e é apaixonado por voo.

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    1. 9 de fevereiro ficou para trás, agora estamos em 2012 e eu estou fervendo de
      de ânimos, motivado e querendo dá partida em busca de um objetivo mesmo que ele esteja longe de ser atingido. Acham que sou prepotente ? naaaão, nananinanão...agora estou me habilitando no PC:piloto de caminhão em IFR:imaginação feita realidade,

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    2. Eu Rafael almeida, Não vou desistir nunca, posso ate apanhar na cara mais um dia eu chego la. como se diz a musica, Se a canoa não virar olé olé ola eu chego la. Não importa mesmo se virar eu chegarei la com Muita fé em Deus!rafaelflydegar@hotmail.com

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  2. Muito bacana as dicas, eu gostei muito...
    Eu tô fazendo o teórico de PP, e mesmo antes de iniciar o curso sempre gostei de ouvir que é muito difícil, que não vou conseguir, que é caro, que cai avião toda hora e etc...Isso me serve de motivação, decidi ser piloto quando inda tinha 05 aninhos, quando no interior de Rondônia me admirei pelo avião que vi passar.Hoje moro em CGR/MS e vou alcançar meu objetivo (PLA)
    Um Abraço
    Parabéns pelo Blog, muito bom.

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  3. As vezes a realidade dói um pouco mas nunca devemos desistir de nossos sonhos.

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    1. É verdade Fred tenho 34 anos e desde dos 14 tenho um sonho de ser piloto, mais na época por motivos de dinheiro não deu para fazer e agora aqui em teresina uma faculdade instalou esse curso superior de pilotagem de aeronaves,fiz a prova e passei e agora vou ralar muito para mim formar. Meu nome é José Carlos e quem sabe um dia a gente se encontra pelos ares,boa noite.

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  4. Muito tri esse blog, em especial essa matéria; gostaria de postá-la no blog do Avião Paulistinha P56 www.paulistinha.p56.blogspot.com observados todos os créditos, pode ser? Grande abraço

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  5. Fique à vontade amiga. Esse Blog foi feito para os amigos da aviação.

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  6. Parabéns pelo blog e pela matéria. Mas apenas informando aos outros que comentaram. As coisas ditas na matéria não são desencorajadoras, são apenas a realidade. Não vai ser fácil... além de tudo que ele citou, faltou relatar os tempos dificeis que terá que ficar nos alojamentos dos aeroclubes, assim como eu que já estou a 6 meses "morando" no alojamento do Aeroclube de Campinas, pois vendi tudo que eu tinha em Natal (Casa, moto, móveis, eletrodomésticos, etc) para poder conseguir concluir o curso.
    Mas o importante é a determinação.
    Ah, vale lembrar ainda do tempo que ficará perdendo com a Anac, das diversas vezes que tera que autenticar documentos, comprovar que você realmente voou... mas isso já é outra história, outra matéria.
    Um abraço e bons voos sempre!!

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  7. Olá amigo, seu blog tem sido de grande inspiração e de estudo para mim. Gostaria de saber se posso usar este artigo em meu blog? Grato.

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  8. Pode sim, está aberto para todos copiarem.

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  9. bom dia sr.Fred,eu venho de familia umilde e nao tenho dinheiro,oque tenho é oque ganho trabalhando,serra que é posivel me tornar um piloto,ja que tambem nao tenho influencia,só tenho a coragem e a ambisao de ser piloto.obrigado.

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  10. Adorei... muito realista essa matéria! Gostei demais! E detalhe galera nunca é tarde pra voar! Chequei meu piloto comercial com 33 anos! Abri mão de um emprego estável peguei todas minhas economias e investi pesado!!! Vamos a luta tem espaço pra todo mundo! Acredite no seu sonho! Um abraço.

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  11. É isso aí Leonardo, nunca desista de seus sonhos. Depois me dê uma posição sua na aviação, se eu puder ajudar em algo, estou por aqui. Abraço!

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  12. Show de bola cara... To começando meu PC prático e espero estar trabalhando em breve... me segue! http://pcifr.blogspot.com

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  13. Adorei a matéria! Me incentivou ainda mais a fazer o curso! Estou com uma dúvida, podem me ajudar???

    É o seguinte:

    Um parente meu é engenheiro e quer mudar de profissão. Ele quer fazer o curso de PP e PC/IFR. Quando terminar os cursos, terá 44/45 anos. Vocês acham que, com essa idade, ele conseguirá arranjar emprego? É verdade que é necessário 1500hs de voo?? Ele tem uma filha de 1 ano, vocês acham que vale mesmo a pena ele fazer o curso???

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  14. 44 a 45 anos no término do curso? Com essa idade eu acho um pouco difícil um bom emprego. De engenheiro para Aviador nessa idade eu não diria mudança de profissão e sim trocar o certo pelo duvidoso. Estou com todos os cursos e com 42 anos e estou desempregado.

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  15. olá tenho 13 anos ainda,mas meu sonho é pilotar. com quantos anos posso começar?

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  16. eu sou Yuri tenho 17 anos e também quero saber como começar o curso de piloto queria dicas de cidades que tenha um porto para mim inicia o curso?

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  17. Iniciar o curso com 31 anos, ainda é possível.

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  18. Início do curso para piloto: 18 anos. Iniciar com 31 anos ainda dá tempo D+. Aproveite, a época é essa.

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  19. Quais os tipos de exames feitos para avaliar as condiçoes dos candidatos?

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  20. Quais os requisitos para adquirir o CCF?

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  21. Wilker, são vários os exames para a avaliação de um candidato, tais como: eletroencefalograma, eletrocardiograma, exame sanguíneo e de urina, exame odontológico, raio X do pulmão, raio X da arcada dentária, exame oftalmológico, etc... enfim, os exames triviais que conhecemos hoje em dia, nada a se preocupar quando se tem uma boa condição física. Da mesma forma, os requisitos para a aquisição do CCF é a aprovação nos exames médicos.

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  22. Aviação amigos , é dureza , não sou piloto , não gosto de cabine de comando, apesar de ter voado muito, em cheque em rota, entrei p/ aviação com 16 anos de idade (era "di menor") , foram 32 anos em Operações de Vôo , Engenharia de Operações, Rotas e manuais , possuo minha CHT ,muito estudo, Caravelles , 727 , 737 ,DC-10 , MD-11 , AB-300, 320 .....vamos lá garotada ,aos estudos . Minha máquina preferida é o Constellation e depois o Caravelle VI-R , bons tempos , hehehe!!!. Um frt 73.

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  23. Pois é amigo (acima), sou da nova geração mas apaixonado pelos aviões da época em que para se voar precisava mesmo usar o bom senso e aplicar todos os conhecimentos necessários de um bom profissional. Não é à toa que escolhi o Constellation para estampar esse Blog. Para mim, o melhor avião jamais construído é o Boeing 727. Estou mentindo ?

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  24. boa tarde, FRED MESQUITA ,bom sou iniciante pp as dicas dada por voce foram de um grande teor pois clarean a visao num geral parabens pelas dicas e instrucoes dadas gostaria muito de ir trocando ideia com voce . meu email e segatto2011@hotmail.com desde ja lhe agradeço obrigado

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  25. Gostei muito mas não sei se posso bancar tudo.. tenho 25 anos meu imeil é romualdovalerio@hotmail.com se alguem poder me dar um dica que me deixe mas encorajado por favor entre em contato comigo..pois eu só preciso de um empurrãozinho...

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    1. pra começar se quizer ser pára-quedista eu faço o favor de voar pela primeira vez e te dá esse empurr...kkk

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  26. Bom dia amigo se é que posso chamo-lo assim? Quero dizer que suas palavras serviram de ignição e de toda a força para meu avião ir para a segunda parte da decolagem que agora so depende de minhas proprias forças para puchar o manche e Cabrar. Sou sincero em dizer o quanto DEUS tem me abençõado neste meu sonho de ser um exelênte Piloto Comercial.Estou estudando sozinho e estava epsquisando para comprar os livros do curso de PP e acabei ganhando os livros no meu primeiro dia de serviço em uma empresa nova que fui transferido e este homem me deu completinho isso sem me conhecer e em apenas uma conversa de 5min. e ele me disse: "DIFICULDES VIRÃO MAS NÃO DESANIMES PORQUE VOCÊ VAI CHEGAR LÁ",
    .E estou estudando dia e noite para economizar cada centavo para poder relizar as horas de voo. Estou vendendo minhas motos,vou vender meu carro e pegar um mas barato, trabalhando em dois empregos, economizando e se preciso venderei até a minha casa e compro uma mais barata e para poder concluir o meu curso.
    Entendo que não vai ser facil esta conquista, com tudo sei que se Cristo comigo vai eu irei até o fim, irei fazer minha parte e tenho certeza que ele ira fazer como ja esta fazendo colocando pessoas boas,amigas e especiais como o Sr.Fred Mesquita. Já estou providenciando um curso de Inglês particular que também caiu do céu,conheci uma bilingui que se dispos a me ajudar e cobrando um valor simbolico. Te pergunto posso iniciar este curso com ela ou é melhor fazer so um especifico para avição? E particulamente já estava pensando em ir em um aeroclube e me dispor a ajudar nos agares, somente para ter um conhcecimento maior e passar a conviver com aquio que já faz parte da minha vida e como você disse quem sabe aparecem oportunidade ed voar de carona e também na formação de novos e grandes amigos.
    Obrigado pelas informações e todas as dicas e que Sr. Fred possa sonhar e sonhe bem alto porque ondes seus olhos a vistar; será muito além o que DEUS te a entregará na suas mãos. DEUS TE ABENÇÕE. Há e se um dia precisar de um amigo pode contar comigo indiferente que seja na avição ou não. Grato Felipe cortegoso.ficaria feliz se pudessemos ser amigos de E-mial cortegosofelipe@yahoo.com.br

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  27. EU QUERIA PRIMEIRO AGRADECER AS DICAS DESTE BLOG,QUE EXPRESSAM A MAIS PURA REALIDADE.
    ESTOU NA ESCOLA DE AVIAÇÃO COMO BOLSISTA NO CURSO DE PP AQUI EM JUNDIAI-SP.

    E QUALQUER INFORMAÇÃO PARA CONSEGUIR A APROVAÇÃO DA ANAC SERA NECESSÁRIA,ALEM DA MOTIVAÇÃO E PERSEVERANÇA DO ALUNO.
    QUE SO TEM UMA COISA ESTUDAR SEMPRE..

    SDCARD68@IG.COM.BR

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  28. tornei-me PP aos quarenta e nove anos de idade

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  29. vou comecar a fazer o teorico de PC aos 50 anos ainda quero trabalhar em taxi aereo, tudo é possivel aquele que crer.

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  30. Boa sorte então. Você vai precisar muito. Estou com 43 anos e tenho todas as carteiras de piloto mas estou desempregado e os empregos não aparecem...

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  31. Fred acredito que vç,irá arranjar trabalho logo tudo tem a hora certa.Tenho certeza que es um bom profissional, eu não dependo da aviação para sobreviver, é um sonho de criança meu. não tinha grana suficiente, boa sorte amigo. que Deus teabençõe.

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  32. Fred há pouco tempo uma empresa abriu vaga para Copilotos e Cmtes. do Phenom 100. Você está sabendo?

    Abraços

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  33. Estou sabendo sim mas essas vagas já foram preenchidas e este anúncio já é muito antigo. Só esqueceram de tirar do ar. Mesmo assim, muito obrigado pela força.

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  34. Tenho 47 anos encaminhando para os 48 e passei no exame da banca Anac, estou quase para checar PP e já estudando muito para o PC. Não desanimem jovens, nunca é tarde para conhecimento. Agradeço o Fred Mesquita pela força, otimismo e realidade.

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  35. Meus caros amigos apaixonados por aviação.
    O fred só tacou a maior realidade pra todo mundo e ele esta certissimo. Ser piloto e chegar a renumeração não é do dia pra noite e nem qualquer um chega lá. Está tendo muito piloto com todas as carteiras e desempregado e nao consegue emprego nem a pau, conheço uns 5 no minimo.
    Mas pelo sonho de voar vale a pena lutar e tentar conseguir.
    E alguns tem um tipo de sorte que outros nao tem, conheci um cara que entrou na Web jet com 170 horas de vôo, parece loucura mas aconteceu.
    Sou apenas pp e pra mim foi de imenso orgulho pessoal passar na anac e fazer as horas de vôo e checar, já foi uma imensa realização sendo que milhares de homens nem isso conseguiram e seguem frustrados pela vida.
    BOA SORTE A TODOS E QUEM QUER CHEGAR LÁ NAO SE DEIXE ABATER PELAS DIFICULDADES, ACHA QUE OUTRAS PROFISSÕES TB SÃO FACEIS? TUDO QUE É BOM É DIFICIL MESMO.

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  36. Que sujeito de sorte 170 horas na Web Jet.Eu também fiquei por demais orgulhoso de tornar-me PP aos 49 anos. Foi muito bom que Jesus Cristo abençoe a todos.

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  37. poxa muito bom gostei dos comentarios motivadores, passei na banca recentemente,estou tendo dificuldade de levanta o dinheiro para as horas de voo, mais vou conseguir não vou desistir nunca, 37 anos meu nome marco aurelio, sou de Belém do pará,valeu comando um abraço.

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  38. Boa sorte anônimo e nunca desista de seus sonhos.

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  39. Olá,me chamo Sâmara e tenho 15 anos. Moro em Goiânia. Tenho problema de visão,porém com 21 anos eu poderei fazer cirurgia,isso impede de fazer o curso? muito obrigada! meu e-mail é s_c_m96@hotmail.com

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  40. Não Sâmara, o curso você pode fazer sem problemas. Boa sorte !

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  41. Oi fred vç vai conseguir trabalho tenha fé em Jesus, vç vai conseguir abraços

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  42. Bom Dia Cmte Mesquita, Instrutor de Voo não lhe interessa ?
    não que eu desvalorize sua capacidade de voo
    mas é que seria uma honra tê-lo por perto
    num aéroclube aqui da região de MT

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  43. Boa tarde Anônimo. Amigo quem sou eu para escolher emprego. Meu problema é que não tenho condições financeiras nenhuma de tirar o curso teórico e prático de INVA. Todos os cursos para piloto que fiz no passado foram através da ajuda de diversos parentes e amigos e meus próprio esforço nos estudos mas nunca tive essa condição financeira para bancar a aviação. Agradeço de coração todo o apoio que me é dado. Muitos me contestam o porque dessa situação que passo, outros acham que é descaso ou negligência minha mas poucos entendem que não sou abastardo financeiramente e tenho filhos e família para alimentar, nem tampouco tenho pai rico para me manter. Assim, vivo a aviação que posso viver. Agradeço mais uma vez humildemente seu convite e estou em aberto para qualquer proposta.

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  44. Ola.. muito bom o blog e principalmente os comentários de todos... a aviação é amizade.. alias todos nos buscamos e nos satisfazemos com as mesmas coisas... tenho 37 anos e iniciei o meu curso de PP, vou ser extremamente sincero e vou expressar o que muitos pensam tb na minha idade, desejo d+ entrar na aviação, a idade me questiona todas as vezes, e principalmente qdo penso que terei de voar para adquirir horas de voo, e sabe-se lá a idade que terei para poder entrar em uma companhia aerea.. Onde no inicio do curso do PP o professor disse que acredita que este boom da aviação permanecerá no maximo 6 anos... isto me dececpionou pois li na net outro dia que as empresas aéreas vao crescer e contratar nos proximos 20 anos.. e agora.. em quem acreditar ?? são duvidas que pairao no ar, pois o comandante Mesquita sabe, melhor que nos, q hj são necessários no minimo R$ 70.000,00 para se formar, e ai ?? e depois ?? eu sei que entrando numa companhia isto retornar em um ano.. mas e a idade ?? e o booom ?? e aiii ?? fiz estes questionamentos pq percebi que tem muitas pessoas inteligentes.. aqui.. e certamente poderão me ajudar e ajudar a todos que estão pensando igual a mim.. finalizando... diante de tudo isto acredito que se tivesse um comandante ativo numa companhia poderia aumentar minhas chances?? o q acham ?? abração a todos e vamos nos falando.. e nos ajudando... afinal o futuro não esta feito..
    abraços

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  45. A do churasco pra adiquirir amizades foi muinto legal,parabens obrigado pelos esclarecimentos.

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  46. Luis, costumo dizer que sua idade não é impecílio para começar na aviação. Também costumo falar muito que não só existe a aviação comercial como única opção de carreira. Há também a aviação Regional, pouco explorada no Brasil e que tende a crescer muito ainda, e a aviação executiva, que corresponde a 85% do total da aviação brasileira, que aliás, é a que paga os melhores salários. Por isso meu amigo Luis, não se iluda com a aviação como sendo só a comercial pois para pessoas com sua idade ainda há muito o que se voar na aviação executiva, onde o quesito idade não conta. Também mais ainda, nessa o fator idade é uma forma de desempate na hora de uma concorrência pois ter uma idade mais avançada faz um piloto mais responsável devido à experiência de vida que você já possui. Vá em frente e boa sorte na vida.

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  47. Boa Tarde Fred!
    Tenho 28 anos. Vou iniciar o PP agora em marco. Queria uma opiniao sobre a minha idade, o fato de ser mulher dificulta as coisas?
    Em media quanto tempo leva para checar o PC? Sei que isso e so no caso de ter a grana para fazer as horas.
    A prova de Ingles (tal de ICAO), e obrigatoria para voar na aviacao executiva, malotes etc? Ou seria somente para voar na comercial?
    Gostei muito do seu blog, pra aqueles que estao iniciando como eu existem muitas duvidas, mas eu vou ate o fim. Obrigado por motivar as pessoas!

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  48. Boa Anônimo. O fato de sua idade e ser mulher não dificulta nada mas na hora de procurar empregos você poderá se deparar com o machismo na aviação e cantadas não lhe faltará. Para checar o PC, o que determina no tempo é a disponibilidade de dinheiro para se gastar. Depende do seu bolso. A prova do ICAO não é fator preponderante par se voar na executiva, mas na comercial sim, mas sem ICAO também é possível entrar na comercial. Mas vá se acostumando e se informando mais sobre o mundo da aviação pois as coisas não estão acontecendo como se fala na TV. Agradeço o elogio ao Blog. Fico à disposição de todos para responder as perguntas.

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  49. Bom dia meu no é Mayara sou formada em cms meu namorado é piloto acabou de chekar gostaria de saber se alguém sabe alguma empresa privada ou rural que está precisando de piloto de monomotor ou taxi aereo em fim qualquer coisa ele esta mto ancioso para voar desde já agadeço a atenção de todos.

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  50. Bom dia Mayara. Amiga, infelizmente a coisa não está fácil e não sei de nenhuma empresa aérea ou particular contratando. A grande verdade é que hoje em dia tem muitos recém formados em busca de qualquer coisa para voar e isso está elevando os níveis de acidentes aéreos no Brasil pois quem tem um pequeno avião, em busca de economia, acaba "contratando" os novatos por salários de fome e esquecem da segurança. Mesmo assim, não está fácil de se conseguir o primeiro emprego. Mantenha o contato periódico aqui no Blog que qualquer vaga que aparecer, coloco postado aqui. Boa sorte a vocês dois.

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  51. Fred, boa tarde !!!

    Em sua opinião, entre essas duas escolas qual é a melhor : Aeroclube de São Paulo ou EJ Jundiaí. Abs.

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  52. Ola, gostaria de saber de alguém que ja é experiente, mais ou menos quantas horas de voo é considerado um piloto razoavel pelo contratante?

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  53. Para aviões 1.000 horas de voo, mas quase todos os empregos na aviação dependem de um bom QI (quem indica). Essa é a realidade. O bom é iniciar de co-piloto e ir galgando a confiança e conhecimento do pessoal da aviação. Boa sorte Luke J.

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  54. De preferência a EJ é bem melhor pois o tráfego local é bem menos tumultuado do que o céu de São Paulo.

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    1. Fred, boa tarde !!!

      Sou brevetado pelo ACSP, ( turma de 1983 )faz muito tempo que não vôo e pretendo revalidar PP, incentivado pelo meu filho que tem apenas 14 anos e tem uma inclinação forte pela aviação.

      Pontos a favor ACSP; Instrutores experientes ( existem dois remanescentes de minha época )e intenso tráfego aéreo.

      Pontos a favor EJ: Melhor infra-estrutura, maior variedade e quantidade de aeronaves, idade média da frota menor.

      Boa sorte e vôos em céu de brigadeiro.

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  55. eu quero muito se piloto de avião

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  56. Fred, Meu nome é Murilo Prado , Tenho 17 Anos e VOu Fazer o Teorico Agora Em Março de 2012, O problema é que Acho Que Nao dará Tempo DE Fazer O CCF 2 Classe , Como Foi Dito Logo Acima , Eu poderei fazer o PP- Teorico E também Fazer os Exames Durante o Curso , Porem Eu Vou Poder Concluir O PP- Teórico Sem CCF ,Se Por Acaso Não Dar Tempo pra Termina-lo(CCF) ?? Abraço grato

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  57. Murilo, geralmente o curso teórico de PP é feito à noite e o CCF de 1ª e 2ª classe é feito de dia, em 2 ou 3 dias. Como é que não vai dar tempo ? Se seu curso de PP for feito de manhã, faça o CCF de tarde e se o curso for à tarde, faça o CCF de manhã.

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  58. Em primeiro lugar quero agradecer ao Sr. Fred Mesquita pelo ótimo blog que nos proporcionou, e gostaria de tirar uma dúvida até que diferente. É o seguinte, na cidade ao lado em que moro (fica a 30km apenas) tem um aeroclube que proporciona o curso, eu tenho 22 anos e trabalho na área de informática (tinha a minha empresa, porem uma firma do qual eu prestava serviço realizou uma proposta para eu me tornar supervisor de TI, e como loja no interior é só aquilo, pensei mais adiante em tempo de carreira e na carteira), no momento estudo ingles, espanhol e curso engenharia da computação, porém vejo todos os dias o avião cessna, acho maravilhoso e realmente com uma sensação muito legal, estou disposto a desfazer de minha moto para começar o curso (na realidade já desfiz e as aulas iniciam dia 02/03, amanha rs...), creio saber de sua parte em experiencia que nos dias de hoje, toda grande empresa que tem um bom suporte no TI (informatica), geralmente tem um helicoptero e ou um aviao de pequeno porte, vc acha interessante este curso como um ponto extra-curricular?, Obrigado desde já pela atenção.

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  59. Agradeço o elogio ao Blog Antônio. Bom vamos a sua resposta... Amigo também sou técnico de TI e já tive loja de informática. Trabalhei com segurança de rede e em diversos setores da informática. Até hoje não vi nenhuma empresa que se interessasse por minha experiência de informática e o pior é que já vi diversas empresas do setor que não tem website e computador no escritório por não achar interessante. Imagine o nível da empresa, vivendo no século 19. Nem mesmo as empresas de grande porte tem esse interesse. Melhor mesmo você continuar sua faculdade, seus cursos de linguas e em paralelo estudar para a aviação. As grandes têm seus próprios profissionais de TI ou contratam empresas terceirizadas para esse assunto. Esqueça que informática aos poucos está chegando nas empresas (em pleno século 21 ainda está chegando...). Boa sorte na aviação.

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  60. bOM VAMOS LÁ, HOJE LENDO TUDO ISSO SEI, ME ARREPENDO DE TER DESISTIDO DE MEU SONH. SEI O QUE ISSO ME CUSTA ATUALMENTE. PORTANTO NUNCA, NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS.

    ASS. uM EX- ESTUDANTE QUE CONSEGUI FAZER SUAS PRIMEIRAS AULAS DE VOO, NO TOTAL 6 HORAS E DEPOIS DESISTIU DE SEU SONHO.

    HOJE SE TIVESSE PERSISTIDO SABERIA OS FRUTOS QUE ESTARIA COLHENDO.

    ABRAÇO E FELICIDDES A TODOS.

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  61. buenas...seguinte respondendo perguntas,com 31 anos da tempo sim,mas tem que estudar muito mesmo,e,ter disponibilidade de horas e grana para ga$tar,não é barato,o inicial para PPA você irá gastarpelo menos R$ 12,500,aí vem o PCA gasta mais um pouco,e assim vai,mas aí você já pode cobrar ou trocar,cobrar para voar e ou trocar horas até atingir as 500 horas necessárias para grandes empresas,mas lembrando que trocando horas de vôo para tê-las,você não recebe nada apenas seus vôos.
    Então mãos a obra e ataque com certeza e para vencer a batalha nada fácil.abraços e bons estudos.
    ASS: Mauricio Fortes Piloto

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  62. Cara gostei muito das dicas,e a da maneira que você expôs,de como se faz pra conseguir chegar lá,e se tornar um excelente profissional nessa area.Parabéns,e boa sorte.

    Ass:Gabriel Resplandes Martins de Abreu

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  63. olá , eu concluirei este ano o ensino médio . E claro ano que veem eu irei estudar em alguma universidade , sendo que gosto muito de vooar, me identifico bastante .Então pretendo cursar "aviaçao civil" na Anhembi morumbi , e pelo que vi no site esse curso ja oferece o curso de PP e PC teoricos , as aulas sao feitas em um simulador ... Depois que terminar esse curso quais os caminho á seguir ?
    Sera preciso trabalhar de graça pra conseguir horas de voo ..
    Em quantos anos estar apta á trabalhar como co piloto ?

    Obrigada , se puder responda para meu email
    joana_vilhena69@hotmail.com

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  64. Se for trabalhar de graça você estará procurando briga com qem está a procura de emprego e quando você tiver pronto e em busca de trabalho vai ficar com raiva de quem está querendo voar de graça. No final dos cursos e com todas as habilitações checadas já estará pronto para o bendito emprego mas onde conseguir voar é que será a dificuldade: onde voar ? hoje todos estão procurando essa mesma resposta.

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  65. ESTOU COM 28 ANOS DE IDADE E SEMPRE FUI APAIXONADO POR AVIAÇÃO, NA IDADE EM QUE ESTOU POSSO ME TORNAR AINDA UM GRANDE PILOTO DE BOING???

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  66. Boa tarde Fred, tudo bem? Gostaria de parabenizá-lo pelo Blog. Ele sana muitas dúvidas para quem quer iniciar na aviação, tanto por hobby quanto para uma profissão. Atualmente estou com 28 anos, tenho formação na área de TI e recentemente entrei numa empresa como consultor de tecnologia numa grande empresa de TI. Na época de alistamento militar meu sonho era ter servido a Aeronáutica para me tornar Piloto, mas perdi o prazo de inscrição e achei que nunca mais poderia realizar meu sonho. No final de 2011 fiquei desempregado e desmotivado com a área de TI e qse todos os dias eu ia no Aeroclube de Curitiba e lá ficava admirando aquelas máquinas voadoras. Alguns amigos que estão terminando, outros já terminaram o PC sempre me incentivaram a fazer o curso de piloto, mas até aquele momento eu estava desempregado e sem dinheiro. Durante este período desempregado, todos os dias em minhas orações pedia a Deus que me ajudasse a realizar meu sonho de profissão e que pudesse me mostrar o caminho.E por um milagre, no dia 26/12/2011 fui premiado por um shopping. Eu ganhei um carro no sorteio de natal. Esse carro eu vendi, o que meu deu uma ótima reserva para custear quase todo o curso, e agora também tenho um trabalho com boa remuneração. Em maio/junho inicio o PP teórico e já estou com os exames marcados para o CCF. Acredito que uma das principais dificuldades é a grana, já que normalmente não falta empenho para quem realmente gosta. A minha dúvida hoje é: Será que consigo terminar em menos de 2 anos todo o PP e o PC? Minha outra dúvida com base na pergunta anterior é que penso em um determinado momento sair do meu emprego atual para me dedicar aos estudos e também dispor todo meu tempo para agilizar as aulas práticas. Qual sua opinião a respeito? (Sou solteiro, moro com meus pais e não tenho contas pesadas)... Com minha idade tenho boas chances (28)? Um abração e boa sorte em sua busca por um novo emprego.

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  67. Boa José Brito. Agradeço o elogio ao Blog. Amigo, não há nenhuma relação de serviço militar com ser piloto, não sei onde você viu isso. Se é possível terminar tudo com 2 anos... acho que o PP sim mas terminar também o PC vai depender de grana. Só não aconselho você abandonar tudo para fazer a aviação. Tente conciliar as coisas. As chances na aviação depende única e exclusivamente de um pouco de sorte e das amizades que você possa conquistar na carreira. O que posso te falar é que as coisas não são tão fáceis como muitos imaginam, mas qualquer um pode seguir seus ideais com muito estudo e humildade. Tenho um amigo que em seu Blog fala melhor dos detalhes que muitos enfrentam nessa carreira e te aconselho ler os artigos de lá. É o blog "Para Ser Piloto" e o link para visitar e conhecer se encontra neste blog na coluna da esquerda. Boa sorte e não esqueça de estudar muito.

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  68. Muito bom msmo o blog Fred! Tá de parabéns! Li tudo e me motivou muito... Tenho 20 anos, estou fazendo o curso técnico de Manutenção de Aeronaves e estou gostando mt... mas quero msmo é ser piloto! Pretendo iniciar o PP teórico em maio pra agilizar, e dps de formado no curso de manutenção, tenho fé em Deus para eu conseguir um emprego e ir pagando minhas horas de vôo com o tempo até conquistar meu sonho de ser um piloto comercial... estou fazendo curso de inglês tbm, pois sem saber inglês na aviação é o msmo que nada... E posteriormente pretendo fazer um curso superior de Ciências Aeronáuticas! Um abraço a todos e sucesso para nós!

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  69. Anônimo, agradeço o elogio quanto ao Blog. Manutenção na aviação é uma ótima carreira também. Você pode ser piloto e mecânico ao mesmo tempo, assim fica sempre perto do avião...kkk, só não pense que não ter o inglês seja motivo de não voar pois eu e muitos amigos meus voamos e nada sabemos de inglês. Não saber inglês em nada atrapalha inicialmente pois só quem exige o inglês é a aviação comercial, não que não seja muito importante mas não é um fator principal para se voar e se empregar. Dá para voar sem preciar do inglês mas já que você pegou o embalo, continue assim. Boa sorte em seus estudos.

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  70. eu queria saber se é tarde para começar na aviação tenho 22 anos?

    e se para trabalhar em linhas aereas precisa do curso de ciencias aeronauticas?

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  71. Meu filho tem 13 anos e me fez essa mesma pergunta, se é tarde para começar a aviação...kkkk. Cláro que não ANÔNIMO e para trabalhar em alguma linha aérea não é necessário de ciências aeronáutica, mas ajuda em um critério de desempate, aliás, não a ciências aeronáuticas em si mas um curso superior. Boa sorte.

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  72. Ola sr Vred, vou comecar aviacao este ano incentivado por um amigo que e piloto de helicoptero, trabalha pc na lider em conconhas, bom meus recursos sao poucostenho pra comecar uns 10mil, o que vc pode me ajudar,mnao posso gastar dinheiro atoa, me da uma forca, sua opniao?? Obrigado

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  73. Não pode gastar à toa e tem poucos recursos ? Acho melhor ter um "Plano B" muito bem esquematizado para depois você não se deparar com algum problema futuro. Faça o curso se quiser, mas não esqueça de trabalhar também com outra coisa. Seja igual a um gato, que tem 7 vidas. Tenha 7 empregos. Boa sorte!!!!

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  74. tava muito animada pra começar a realizar meu sonho .maas agora foi por agua a baixo ,fiquei sabendo que não posso me tornar um pc ,pois tenho estrabismo( não e muito tenho 0,6) .será que tem cura ?
    me ajude .

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  75. Por favor, lei a o RBAC-67 em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC67EMD00.pdf

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  76. Boa tarde galera andei lendo o post de voces e axei muito bacana. Tenho 25 anos sou PP e estou estudando teorico de pc e voando aqui no RJ. Vale ressaltar a todos que embora o post acima demonstre a real dificuldade de se tornar piloto, principalmente a questao $$$$, o mercado hoje esta fervendo, faltam pilotos em muitas linhas aereas e cai o numero de horas exigidas a cada dia mais. Tenho conhecido na webjet que entrou com 180 horas, jetraining, icao4, multifr. Entao a hora é essa de realizarmos nossos sonhos. Abraços a todos.

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  77. Adorei as suas dicas sr freddy.eu tenho 22 anos sera que ainda a tempo de fazer o curso

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  78. Ola sr fred eu tenho 22 anos sera que ainda posso fazer o curso

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  79. 22 anos ???? Claro que dá mano. Tá novinho d+ ainda mas lembre-se muito de pesquisar o mercado para depois não se arrepender. Boa sorte !!!!

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  80. muito legal o post.... sem dúvida vai ajudar o pessoal a achar o caminho...

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  81. Fred , como faço depois para tirar o PLA ? Tenho 17 anos e estou querendo começar a fazer o teórico de piloto privado , aguardo...

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  82. 17 e já pensa no PLA ?... esqueça isso pelos próximos 5 anos após checar o PP. É o último e mais difícil estágio da aviação. Você ainda nem aprendeu a engatinhar e já quer correr ? Comece pelo PP/PC/IFR/Multi e muitas coisas mais para depois pensar no PLA. Boa sorte!!!

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  83. Uma grande desinformação que vejo em muitas pessoas hoje em dia é o de pensar que ser PLA (Piloto de Linhas Aéreas) é a habilitação para voar numa grande empresa aérea, o que não é verdade. Simplesmente ter o PLA habilita para voar ou não numa empresa aérea, mas é possível voar nela só com o PC (Piloto Comercial). Conheço muitos pilotos com habilitação de PLA que voam na aviação particular e/ou executiva e nunca tiveram na comercial.

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  84. Só queria saber se é muio difícil ( os processos )para tira-lo antes de começar o curso

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  85. O que quer dizer nivel de ingles ICAO ? Aguardo...

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  86. Estudar aviação não é difícil, todo mundo que estuda passa. Na prova não há concorrência. Quem manda em tudo é a disponibilidade de dinheiro. Prepare-se para gastar muito. ICAO é o nível de proficiência necessária que alguns pilotos devem ter em conhecimentos da lingua inglesa para poder se empregar em determinadas empresas aéreas.

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  87. Quando por tirar o PC posso optar por Mono/Multi - IFR/VFR ? Só essa parte não não entendi muito bem.

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  88. Após o PC, ter multi ou IFR é opção sua. Automaticamente já sendo PP (depois PC), terá VFR e mono. Faz parte da habilitação de PP ou PC.

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  89. Prezado,
    gostei bastante desta matéria, gostaria de saber se existe algum "pulo do Gato"para as horas de voo do PC, eu já posso trabalhar tendo o check da banca?

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  90. Filipe, muitos pensam que as horas de voo para o curso prático de PC só pode ser feito em aeroclube, mas te afirmo que fiz meu PC voando em aviões particulares mesmo.

    Trabalhar tendo o cheque deque banca ? Trabalhar em qual profissão ?

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  91. O "pulo do gato" hoje em dia é: Nível Superior e Inglês!

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  92. Nem sempre viu Romoeda, nem sempre. Só para a aviação comercial e 10% da aviação executiva. O resto nem precisa disso.

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  93. Ola Fred, gostaria de ter uma opinião sua. Estou em Lisboa e quero fazer um curso integrado de PP e PC. Tenho 34 anos e o curso todo com as horas de voo está 35.000 euros. No final do curso saio com 300 Horas de Instrução Teórica;
    150 Horas de Instrução de Voo, das quais 5 horas serão em Simulador FNPT II;
    150 Horas de briefings e debriefings. O que vc acha?

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  94. Fred, Boa tarde, fiz 35 anos estou começando o PP, vc acha que com uns 100 mil consigo fazer todo o curso até o agricola, e mais uma coisa existe muitas vagas para esta área, ou é muito difícil também.

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  95. Ola Fred, gostaria de ter uma opinião sua. Estou em Lisboa e quero fazer um curso integrado de PP e PC. Tenho 34 anos e o curso todo com as horas de voo está 35.000 euros. No final do curso saio com 300 Horas de Instrução Teórica;
    150 Horas de Instrução de Voo, das quais 5 horas serão em Simulador FNPT II;
    150 Horas de briefings e debriefings. Esse curso não inclui o voo por instrumentos e pela questão de estar ja com 34 anos estou muito na duvida se faço ou nao...Sei que é meu sonho mas estou cheio de duvidas pois acabei de chegar aqui e trouxe minha familia pra viver aqui e agora voltar para o Brasil tem que ser para acertar, né? Estou pensando em ficar mais uns dois anos, entao estaria com 36 anos....seria um pouco tarde para fazer os cursos e começar uma carreira? O que vc acha? Ass. Mario *obs...te mandei um convite no face

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  96. Mário, não sei nada de valores de curso de PP e PC em Portugal mas no Brasil sai algo em torno de 70 mil reais (PP e PC, teórico e prático) em 150 horas de voo em Cessna 152. A sua idade pode ser um fator complicador mas ainda não é tarde para começar. Devido a isso, fica mais difícil para voar na aviação comercial, mas para a aviação executiva (particular), você tem até os 65 anos de idade para se empregar. Será que dá ? ... kkkkkk

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  97. Anônimo (mais acima). Acho que a resposta acima já lhe ajuda um pouco. Só que não sei os valores do curso de agrícola, mas talvez não passe dos 30 mil. Portanto, você falou que tem 100 mil disponível não é ? Acho que dá sim, meu amigo. Bom, na aviação agrícola sempre falta pilotos, não sendo a mesma coisa na aviação comercial, mais ainda pela sua idade. Mesmo assim, acho que ainda há tempo de começar.

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  98. Como tenho o objetivo de sempre estar muito bem informando e auxiliando a todos, comunico que, saiu uma resolução da ANAC estabelecendo que a partir do mês de dezembro de 2012 só poderão prestar exames da banca da ANAC pessoas que tenham concluído com aproveitamento o curso de Piloto Privado Avião ou Helicóptero em escola homologada pela Agência Reguladora da Aviação Civil.

    Os cursos de Piloto Comercial de Avião e de Helicóptero, Comissários de Voo, DOV - Despachante Operacional de Voo e Mecânico de Aeronaves está com suas regras já em vigor.

    Peço especial atenção aos que já terminaram o curso e ainda não fizeram a banca da ANAC, porque, sairá uma resolução estabelecendo prazo máximo para a realização das provas.

    Se por um acaso vocês ainda não fizeram a banca da ANAC, fique atento quanto aos novos prazos.

    Boa sorte a todos!!!

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  99. Olá Fred.
    Eu tenho 58 anos e pretendo começar o curso para PP.
    Você acha que é muito tarde para começar?
    A idade de 65 anos é o limite para ser PP/PC?

    Abraço

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  100. Se não me falha a memória, 70 anos é a idade limite para voar profissionalmente no Brasil, mas a partir dos 40 anos, as portas vão se fechando gradativamente. Em todo caso, é como sempre falo, a todos sempre é dado uma chance. Vá fundo e boa sorte !!!!

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  101. Leitura muito interessante... Até para quem é passageiro comercial como eu.
    Atenciosamente

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  102. olá amigo Fred
    me chamo Édi Carlos
    Primeiro parabéns pelo seu blog..perfeito!!!
    Seguinte, Tenho 32 anos ja indo pra os 33 em outubro .Estou pensando seriamente em iniciar o curso de piloto ...é um sonho de infancia que nunca realizar devido a fator financeiro entre outros...Mas não aguento mais passar a vida vendo tudo aqui de baixo.As vezes penso que sou velho pra isso, mas se ouve por ai que nunca é tarde para ir em busca dos objetivos. tenho pensando muito em avião, mas tambem em helicopero...é o pré sal" que tanto se fala por ai.
    Acha que ainda há tempo e realmente há tempo para levar a aviação como profissão?
    agradeço a atenção.

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  103. Anônimo, 33 anos ainda dá tempo para começar, só não entre nessa pensando que tudo são flores, que não é. A dureza e a concorrência é muito grande e os estudos também. Quanto ao pré-sal, amigo, acho que não é aquilo que falam na TV, pois tem muita lenda por trás disso. Saiba também que também existe muita gente formada que continua vendo tudo de baixo e a GOL, recentemente, andou demitindo muitos pilotos. Bom, o que posso fazer para lhe ajudar é lhe dar muita força e lhe desejar muito boa sorte - você vai precisar muito disso. Infelizmente essa é a realidade atual. Boa sorte. Boa sorte mesmo.

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  104. Boa tarde Fred
    então uma pessoa com a idade de 30 anos acima não compensa querer fazer aula e aviação ,se aos 40 as portas se fecham???é isso

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  105. Anônimo, nesse caso específico há muitos fatores que vão determinar se você terá ou não a sorte grande, a primeira delas é a alta disponibilidade de dinheiro para gastar nos cursos. Quanto mais $$$$, mais rápido se fazos cursos e nas melhores escolas. A região onde você mora também é muito importante. Enfim, a idade não importa tanto pois o principal fator determinante vai ser o dinheiro disponível. Quem tem altas somas de dinheiro, obviamente terá "Amigos" disposto a ajudá-lo na carreira. Essa é a verdade, doa a quem doer...

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  106. Fred quando se fala de $$$$$ quanto realmente precisa no início? Pra chegar a pilotar um Cesna sozinho gastará quanto?E qual melhor escola aqui no Mato Grosso?

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  107. Calcule aí: curso teórico de PP, uns 3.000 reais. 40 horas de instrução a R$ 320,00 por hora (em média). Um louco que vai entregar um avião nas mãos de uma pessoa sem experiência de voo, não tem preço. Não conheço escolas de aviação no MT. Mas pesquise no google que você encontrará. Boa sorte !!!!

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  108. Fred sou de MT e pretendo fazer minhas aulas de aviação em Brasília PP/PC quanto tempo dura o curso outra coisa R$40.000,00 CONSIGO CONCLUIR?

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  109. Oi. O curso de PP teórico demora uns 3 a 4 meses. O prático depende da disponibilidade de dinheiro e dos aviões. 40 mil, acho que só pro PP e o comecinho do PC. Mas porque em Brasília ???

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  110. Não tenho nenhum motivo específico pra ser em Brasília ,é que estou pesquisando ainda vc tem uma opção melhor?Então R$40.000,00 termino o PP e sobra um poquinho para iniciar o PC ,então vai faltar quanto?

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  111. Fred aula teórica é fácil ou tem muita chance de reprovar?

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  112. A aula teórica é a parte mais fácil na carreira de um piloto, não passa se não quiser...

    Uma ótima opção fica na cidade de Caruarú, Pernambuco, na escola de aviação Bras Flight, atualmente com 4 aviões e em breve um simulador e mais 3 aviões. Céu claro o ano todo e excelentes instrutores de voo. http://www.brasflight.com/site/ - entre em contato e diga que foi indicado pelo Fred Mesquita. Se resolver voar nessa escola, farei uma visita a você. O dono da escola é meu amigo e ajuda muito o pessoal da aviação.

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  113. Bom dia Fred,
    conversei com Cristiano mas eles não são muitos novos no ramo (1,5) um ano e meio?E eles não tem aulas teóricas ,mas a vantagem é que tem avião pra início imediato você tem outra segunda opção?

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  114. Ok, são novos no ramo mas o sogro dele tem mais de 30 anos no ramo, inclusive já foi dono de táxi aéreo e hoje tem 1 oficina de aviação. Bom, em Recife também tem uma ótima escola teórica, a NAV Treinamentos - http://www.nav.tur.br/ - uma das melhores opções. Fone (81) 3222-3394, falar com Silva Filho, também amigo meu. Boa sorte.

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  115. Olá Fred preciso de uma ajuda. Me chamo Rafael, tenho 28 anos, sou médico e ganho uns 18 mil por mês. Mas minha paixão é a aviação. Será que compensa começar agora? Tenho ao meu favor o dinheiro pra horas de vôo e inglês fluente. Eu poderia conciliar as duas profissões até poder viver só da aviação. E o fato de eu ser médico pode me ajudar a conseguir um bom emprego na área.

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  116. Quer dizer: o fato de eu ser médico (especialista em urgência e emergência) pode me ajudar a conseguir um bom emprego como piloto?

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  117. Ser médico na aviação só ajuda por causa do diploma de curso superior. Pouco importará se é médico ou advogado, pois, uma vez piloto de uma empresa aérea sua funão de médico será pouco ou quase nada usada. Salvo algumas excessões a respeito de ir trabalhar em UTI aérea ou afins. No geral, pouco importa.

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  118. ôpa, agora que viseu post mais acima, de ser médico e ganhar 18 mil. Amigo, continuegostando da aviação, junte uma grana e compre seu próprio avião pois para um dia você chegar a ganhar 18 mil voando vai suar muito a camisa e dificilmente chegará lá antes de uns 15 anos de esforço. Não troque o certo pelo duvidoso. Hoje em dia a profissão de aviador está muito concorrida e desleas, os salários estão demasiadamente baixos e poucos são os que se ajudam. Ética na aviação passa bem longe. Não desista de seu sonho mas seja você mesmo seu próprio patrão: compre seu avião e não entre nesse mundo desleal e injusto. Um dia você saberá o que estou falando. Boa sorte!!!!

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  119. Olá Fred. Me chamo Carlos
    Pode me tirar uma duvida?
    Piloto de Linha aérea no brasil, tem ficado muito fora de casa como alguns dizem? tipo uma semana 10 dias fora,sem dormir em casa? ou existem pilotos que vem mais vees pra casa durante o mês?
    to começando o pp e perseguindo um sonho antigo de ser piloto comercial...mas receio o tempo longe da familia.
    agradeço atenção amigo.

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  120. Olá Fred. Só por curiosidade, você tem quantas horas de voo?
    Gostaria de saber também como são marcadas as horas de voo (em que lugar)? Em caso de pilotos, as companhias marcam antes. Se puder explicar algo do genero.

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  121. Anônimo, será que você está confundindo "Piloto de Linha Aérea" com piloto da aviação comercial ? Cada coisa é para ser pensado diferentemente. Todos e qualquer avião, seja ele grande ou pequeno, pode ser pilotado por UM PLA. Então, a vida desse piloto é igual a qualquer outro piloto, seja ele PLA, PC ou até mesmo um PP. Quem determina as folgas é o patrão e não ele "querer" folgar. Sempre tive família e a aviação nunca me deixou longe dela; no máximo 1 semana fora de casa, mas isto é coisa rara.

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  122. "a", quanto as minhas horas de voo, acho que não vou responder por ser uma pergunta invasiva D+, mas te adianto que tenho horas o suficiente para voar com total segurança. As horas de voo são marcadas numa caderneta individual chamada "CIV" (Caderneta Individual de Voo) e assinada pelo proprietário do avião. Também são anotadas em um livro que fica dentro do avião, chamado de "Livro de Bordo". Já nas companhias e táxi aéreo, as horas de voo são marcadas pela própria empresa e de tempos em tempos o tripulante recebe da empresa um relatório geral de horas voadas naquele período.

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  123. Bom dia Fred;
    comprei os livros de estudos pois daqui a 45 dias começo o teórico e MT na FLY ASA ,mas o prático vou fazer em Araraquara SP pois ficou em torno de R$42,000.00 PP /PC MULTI IFR.
    Tambem comversei com o pessoal da Born To Fly RS
    os aviões deles são modelos novos só o preço que judia.
    Fred vale a pena mesmo ja concluir com o mult por ser mais completo né?

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  124. Acho bom você fazer os cursos na sequência correta como todo mundo faz. Estudar e voar de forma diferente dos demais poderá atrapalhar sua carreira, mas se essa aconomia for boa, talvez até seja uma boa.

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  125. Mas qual é a sequência correta não é teórica ,prática PP e depois pc? e não é obrigatório concluir com multi pra eu poder trabalhar remunerado? "sei por meio de seu blog da dificuldade de conseguir um trabalho no início ,mas ,eu penso que se tiver o multi IFR poderá me ajudar não é?
    é que eu quero começar e terminar em um ano não é possível? E na escola de araraquara ficou R$42,000
    PP/PC MULTI a mais em conta que achei até agora.

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  126. Fique sabendo que é possivel estudar em casa as 5 matérias, e depois só marcar para fazer a prova da ANAC. Ai pularia a teórica da PP em uma escola, isso seria -1.600 aki na minha cidade. Isso esta correto,se alguem puder me ajudar?

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  127. Anônimo, agora não pode mais. Saiu recentemente uma regulamentação (RBAC-61) que obriga todos a fazerem o curso teórico de PP e PC. Antes não precisava o PP nem o PLA, mas agora precisa.

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  128. Ter o PC/IFR/MULTI é o mínimo necessário para poder competir com os milhares de pilotos que hoje em dia povoam os aeroclubes e aeroportos em bucsca de umavião para voar e fazer as benditas horas de voo, mesmo que este secrifício os levem a ir voar de graça. E muito fazem isso mesmo. Então, ter esta carteira irá lhe dar oportunidade de poder competir no mercado, muito diferente de conseguir fácil um emprego.

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  129. ola gostei das dicas sempre tive este sonho de voar e um dia quem sabe se deus permitir e eu tiver competencia voar profissionalmente mas a duvida sou policial tenho 45 anos sera que ainda tenho tempo para chegar um dia em uma compania aerea

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  130. Wanderlan, com 45 anos é muito difícil conseguir em seu caso. Mas a aviação executiva (perticular) ainda contrata até os 60, 65 anos, e paga-se melhor infinitas vezes mais que na comercial. Costumamos falar que aviação comercial é só glamour, para falar as pessoas (e as namoradas) que voa um avião grande. Mas os melhores salários estão nos aviões particulares. Então, meu amigo, boa sorte em sua nova escolha.

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  131. Tenho 34 anos sera que ainda tem tempo para comecar ?sera que tenho chance no mercado de trabalho?

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  132. Daniel, a todos sempre é dado uma chance e com você não seria diferente. Vá em frente e boa sorte.

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  133. Olá, parabéns pelo Blog !

    Tenho a intenção de ser piloto agrícola, pois vejo como um mercado que vem necessitando de pilotos e que também oferece uma boa remuneração. Voar e estar perto da natureza são coisas que me atraem e acho que é realmente isso que quero em minha vida.

    Sei que a aviação em geral exige grande dedicação e profissionalismo, aliás, todo trabalho necessita disso para alcançar o sucesso.

    Para conseguir as carteiras de piloto privado, comercial e agrícola, devo gastar algo em torno de 90 a 100 mil reais, certo ?

    Você conhece a EJ - Escola de Aviação ? Pelo que puder avaliar, parece contar com as melhores estruturas.

    Quanto tempo aproximadamente levaria para a conclusão desses três níveis ? Dá para ter uma ideia ?

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  134. Fred, em quais aviões posso chegar o pc p/ sair mais barato ? Todas as horas tem que ser em avião homologado p/ ifr ? posso voar 25hrs em um cherokee 140, 25hrs em um cherokee 180 e 25 em um corisco ? como tirar o MLTE junto com PC ? Belo blog parabéns, aguardo resposta.

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  135. Eu chequei o PC sem pagar nada. Fui ser rato de hangar e procurar voar em aviões monomotores que amigos meu voavam, e assim, consegui checar me PC sem precisar gastar uma soma enorme de dinheiro. Mas se você quer mesmo fazer o PC em um aeroclube (eu não aconselho), vá voar as horas em um Paulistinha por ser o mais barato. Quando estiver perto de concluir as horas para o PC, faça algumas horas em algum bimotor de instrução. Daí, você voa bimotor e IFR ao mesmo tempo. Boa sorte!!!

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  136. Diego Moreira, voar agrícola é a profissão em que se tem o melhor rendimento sim, não tenho dúvidas disso, mas nesse tipo de aviação você vai trabalhar como autônomo sempre pois ninguém tem carteira assinada. E voa-se perto da natureza, ao lado de venenos e perto do chão (morte) - se é que você entende... Para tirar todas as carteiras até chegar na aviação agrícola você deverá gastar bem mais que 100 mil. A EJ é uma das melhores escolas do Brasil, mas também uma das mais caras. O tempo para o término de todos esses cursos vai depender da sua disponibilidade financeira e dos estudos. Creio eu que em 2 anos é o suficiente. Boa sorte e bons estudos.

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  137. As horas no simulador homologado pela anac (AATD) abate nas horas de pc ?

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  138. pedro henrique borges12 de setembro de 2012 21:19

    nossa vou ter muito trabalho pela frente

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  139. Boa noite Fred!estou fazendo piloto de helicóptero e adoro está vida,mas vim de família humilde e até tenho quase todo dinheiro para checar PC,mas estou vendo que está dificel as coisas na área da aviação.vc já conseguiu emprego?abraços amigo!

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  140. Pôxa vida Dieimis Henry, se sua família é muito humilde e você já tem o dinheiro pra checar o PCH, tenho nem como imaginar minha família, que mal conseguiu pagar meu PPA ???? No PC, como não tinha dinheiro para pagar, fui voar com os amigos mesmo. Nesse ponto, a crise financeira depende muito do ponto de vista de cada um mas em aviação ter ou não ter dinheiro para fazer tal curso ou todos os cursos não é garantia de emprego. A facilidade em se conseguir um emprego depende diretamente do bom relacionamento que construimos, isso em qualquer ramo de profissão. Se está difícil na aviação, então onde está fácil ??? Acho que no caso de todos, um bom planejamento deve ser feito antes de desembolsar grandes somas de dinheiro. Estou e não estou empregado. Tudo depende de Deus. Boa sorte Henry.

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  141. Anônimo (mais acima), procure saber em um aeroclube ou com o pessoal se horas no simulador podem ser abatidas. Já passei dessa fase ha anos; sou da época do DAC, onde tudo era mais fácil. Hoje em dia procuro alguém que saiba de aviação como sabíamos antigamente. Hoje as regras mudam como mudam o tempo e ninguém mais tem a noção do que vai ser amanhã ou depois. Boa sorte camarada. Estude!!!

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  142. Obrigado Fred, li uma matéria onde dizia que 25hrs no simulador AATD abate 20hrs no PC, e que voo solos em planador abatem até 30hrs, qual a sua opinião sobre ser PPL antes do PC para evitar gastos ? Pois meu capital não é suficiente para completar o curso, aguardo.

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  143. Minha opinião é que ao terminar o PP, procure voar em qualquer monomotor disponível, nem que seja em outra cidade ou estado, no Pará por exemplo. Você não é obrigado a fazer curso prático de PC, aliás, ninguém é, como foi o meu caso. Separe uma grana para seus gastos pessoais e corra em busca de onde voar como PP. Boa sorte!!!

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  144. Boa noite Fred!
    Primeiramente parabéns ao seu blog, um dos mais esclarecedores e diretos que já li.
    Meu nome é Cristiano, enho 35 anos, formado em Administração e pós-graduado, trabalho na área comercial de bens de consumo há 12 anos (PARÁ E AMAPÁ), morei 4 anos no Japão e ganho relativamente bem para minha área (em torno de R$ 8.000,00 com dois empregos), apesar de boa saúde, tenho miopia (2,5 graus) e problemas de pressão arterial alta, porém controlada com medicamentos. Apesar de ganhar bem hoje, na minha área, quanto mais o tempo passa, menos você é necessário e as portas se fecham, dificilmente conseguirei me aposentar por alguma empresa. Quero e preciso desde já migrar de profissão para o futuro, alguma que valorize minha experiência e a aviação é uma de minhas escolhas. Apesar de muito tempo sem velos, tenho aí em Recife, tios que tem bastante influência na área. Foram representantes da TAM em Recife por anos. Caso eu precise, certamente terei ajuda. Minhas perguntas são:
    1- Com planejamento, em torno de dois anos consigo, conciliando minha atual atividade, checar o PC/IFR. Qual o melhor mercado para se focar o de Aviões, Helicópteros ou os dois?
    2- Tenho apenas o inglês básico e sei que deverei superar-me para poder ingressar na profissão em pelo menos 3 anos. É melhor começar em escolas tradicionais da língua ou procurar alguma focada no Inglês técnico para aviação?
    3- Com base nas minhas deficiências clínicas e de idade, há algum impedimento para formar-me piloto e trabalhar como tal?
    4- O mercado no norte do país é carente de muita coisa. Como se porta esse mercado no ramo da aviação executiva (avião e Helicóptero)e da aviação em geral?
    5- Quero estudar o máximo que eu puder. Pelo que sei, na aviação executiva o piloto tem muitas outras responsabilidades além de voar. Cursos como o de mecânico de aeronaves facilitará no futuro ou será um grande diferencial em busca de uma oportunidade na aviação executiva?
    6- Como descrevi acima, estou em busca de uma profissão que valorize os anos de experiências adquiridos. Pelo que leio sobre a aviação executiva é bem assim. Na prática é isso mesmo? Quanto mais experiente mais valorizado e estável se torna?
    7- Tenho como opção aqui no PA, o aeroclube e outras escolas particulares. Qual a melhor delas?
    8- E por fim. Horas voadas em helicóptero valem para avião, e vice versa? Para tornar-me um profissional mais completo, é aconselhável desde o início focar nos cursos para ambos os tipos de aeronave?

    Aguardo retorno! Obrigado!

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  145. Cristiano, muito obrigado pelos elogios quanto ao Blog. Vamos ver o que consigo responder. O caso de miopia não é fator agravante pois diversos pilotos tem, inclusive eu. Fique tranquilo quanto a isso. Sobre a pressão arterial, isso sim, pode agravar, e fico sem poder opinar quanto a isso pois cada caso é um caso e só um médico especialista em aviação civil pode ver isso para você. Quanto ao fechamento
    de portas por causa da idade, isso também acontece na aviação (em partes). Também migrar para a aviação pensando que vão valorizar seu potencial,
    nossa aviação não funciona assim; meu caso por exemplo é o seguinte, tudo o que dependeu de mim, esudar, etc, não é visto como benefício, pois
    muitos profissionais incompetentes entram na aviação e conseguem bons empregos justamente por ter um bom patrocínio (o conhecido QI).
    Demais respostas:
    1- o tempo do término do curso PC/IFR depende muito da grana disponível e não de tempo, mas a regra geral é de 2 a 3 anos para terminar tudo e adquirir algum experiência e conhecimentos. O melhor mercado, por conta de sua idade, é a aviação executiva e particular, onde se paga os melhores salários de toda a aviação e poucos querem entrar nela. Helicóptero está muito bom mas os custos são astronômicos. Agrícola é bem melhor e menos caro.
    2- o inglês só é necessário no caso da aviação comercial mas quando chegamos perto dos 40 anos, tudo vai facando mais difícil. A aviação comercial exige muito do piloto é é uma das que não paga bem. Vai querer pensar nela mesmo sabendo que tem a possibilidade de ganhar pouco ?
    3- Não, meu amigo, a idade não é alta para começar mas o item mais difícil na aviação é mesmo conseguir o emprego. Muito se fala, hoje em dia, de falta de pilotos mas te digo que isso é puro boato criado pelos donos de empresas aéreas (para enxarcar o mercado com pilotos, aumentando a concorrência e baixar os salários) e de diretores de aeroclubes (para faturar alto).
    4- O mercado de aviação no norte do Brasil é muito carente sim, mas também é o mais perigoso de se voar; segurança de voo é assunto quase inexistente. Muitos já perderam a vida em se aventurar na região amazônica e pouco se sabe daqueles que tiraram bons proveitos na aviação voando dessa região.
    5- Estudar é o mínimo necessário; as atribuições de um piloto da aviação executiva é muito prazerosa e dá tanto gosto quanto voar. Seja qual for a responsabilidade, nada dá trabalho.
    6- Curso de mecânica de aviação não ajuda em nada na carreira de piloto, só um melhor conhecimento, mas ninguém vê isso como qualificação ou critério de desempate. toda experiência adquirida fora da aviação civil em nada tem ha ver com o setor, somente a experiência de vida (que não dá estabilidade na aviação).
    7- A melhor escola de aviação é onde você mais se sinta bem. Nesse quesito, todas as escolas são boas, inclusive a de Belém e outras mais da região amazônica, não deixando nada a desejar.
    8- Horas de helicóptero não compactuam com horas de avião. Cada coisa no seu devido lugar. Não mixture as coisas, tudo é diferente nessas duas modalidades de aviação. Um piloto torna-se completo com umildade, perseverança e horas de voo.

    Bom, se é que fui claro, tentei... Qualquer coisa, me procure no Facebook. Boa sorte na vida.

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  146. Fred! foi de enorme ajuda suas respostas as minhas perguntas. Desde já te agradeço! Obrigado e sucesso em sua jornada! Att. Cristiano.

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  147. Fred parabéns pelo blog,meu nome é Rodrigo,tenho 19 anos e segunda feira ja começo o curso de pp para helicoptero,sei que os gastos é muito alto,mais eu gostaria de saber,se mesmo eu ralando muito para conseguir minhas horas de voo ,e eu entrando em um curso de ingles agora,o mercado está bom ? a area off shore oferece uma quantidade boa de empregos,meu sonho e ser piloto,mais tenho muito medo de trocar a faculdade por esse curso e nao conseguir retorno,desde já agradeço pelas informações aguardo resposta um grande abraço

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  148. Rodrigo, pouco sei da área de helicóptero pois sou da aviação de asas fixas e é um mundo totalmente diferente da de asas rotativas. Ralar, todo mundo rala; em geral, o mais difícil é conseguir algo competindo com muitos que entram na aviação com QI. A verdade é que ninguém dá chance a quem é esforçado. Sei que a área de off-shore só pega PCH com muita experiência de voo, talvez umas 1.000 horas, no mínimo. Fazendo o curso e tirando as carteiras, você será piloto sem problema, pois quem estuda, consegue. A grande diferença é ser piloto e estar empregado - o mais difícil. Mas não vou desencorajar você, pois é como te falei, pouco sei da área de asas rotativas. Só não faça a loucura de abandonar a faculdade, pois vai te ajudar muito o curso superior. Obrigado quanto ao elogio do Blog. Boa sorte e bons estudos.

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  149. Fred Mesquita, voce foi muito infeliz quando disse sobre a realidade da Aviação Agrícola:
    E voa-se perto da natureza, ao lado de venenos e perto do chão (morte) - se é que você entende..
    Não entendo quando disse isto, mas posso te dizer que tenho 7000 (Sete Mil) horas voadas só em agricola e estou bem vivo para te responder. Sem dizer que tenho todas as chts que existe, desde PP, PC, Multi,Pagr, PC Helicoptero, IFRA, IFRH, INVA e INVH. Espero que voce arrume emprego logo.

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  150. Pessoal estou com 17 anos ano que vem 01 de outubro faço 18 quero seguir na área da aviação, porem eu so de um familia humilde onde nao tenho muita grana pra investir, entao terei que trabalhar muito para poder fazer o curso, entao queria saber qual vale mais a pena fazer, aviao ou helicoptero, obrigado!

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  151. Avião, sem dúvida, por ser muuuuito mais barato do que helicóptero. Boa sorte e bons estudos Leonardo. Desde já, sua idade já é possível começar o curso teórico. Procure um aeroclube ou escola de aviação próximo de sua residência.

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  152. Tem que fazer o CCF antes ou depois do curso ?

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  153. Qual é o melhor curso aqui em são paulo ?

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  154. Acho melhor ter o CCF depois do curso. Uma coisa de cada vez. Um dos melhores locais para o "curso prático" é na EJ Escola de Aviação Civil, em Jundiaí. Para o "curso teórico", pode ser feito em qualquer escola mesmo. Boa sorte e bons estudos.

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  155. Fred eu moro em guarulhos e nao achei nenhum por aqui, mas fiquei sabendo que o do campo de marte em sao paulo e muito bom, poderia me recomendar um?

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  156. Leonardo, o Aeroclube de São Paulo é mesmo muito bom, mas indicaria fazer o teórico nele e o prático em Sorocaba ou Jundiaí, pois o aproveitamento das horas voadas é bem maior. Boa sorte!!!

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  157. poderia me falar o nome do de Sorocaba e Jundiai? e sabe quanto ta mais o menos as horas de voo?

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  158. Aeroclube de Sorocaba e EJ Escola de Aviação (em Jundiaí). Para saber o valor das horas de voo, procure o website na internet dessas escolas. Boa sorte!!!

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  159. ok, fred proucurei me informar sobre o teorico aqui no aeroclube de sao paulo so que eles nao estao trabalhando com aviao so helicoptero poderia me imformar outro lugar? aqui em guarulhos ou proximo?

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  160. Bom dia Fred. Vc comentou q fez seu pc voando em aeronaves particulares. Quanto tempo demorou até completar as 200 horas? Isto ainda é fácil hj em dia, voar tantas horas monomotor como "voluntário"? E pra voar multi, aí precisa de instrutor, correto? Quais as missões q vc mais voava? Desde já agradeço sua colaboração, parabéns pelo blog.

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  161. ANônimo, não lembro quanto tempo demorou mas valeu muito a pena. Se é ou não mais fácil hoje em dia, te conto que vai depender unicamente de você e de suas amizades. Voei minhas horas de multi mas não foi preciso de instrutor, pois foi o próprio PC que voava o avião. Voava muito (ou só voava) em avião particular, mas todas essas facilidades me axonteceu por causa das boas amizades na época e a facilidade era porque foi na época do DAC, muito menos exigente do que a ANAC de hoje em dia. Boa sorte!!!

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  162. bom dia tenho 29 anos e estou pra começar esta semana o teorico de PP já tenho o $ do teorico mas não o $ das horas de voo gostaria de saber o seguinte quanto tempo vou ter pra fazer as 40 horas nessessarias para ficar habilitado ? digo sera que posso fser uma ou duas horas por mes somente pra não me apertar financeiramente desde já agradeço a atenção

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  163. tenho 34 anos e estou querendo entrar para aviaçao, sempre tive vontade mas so agora o dindin... mas oque tenho para gastar vai me deixar duro sera que depois do pc e quero ir para a aviaçao agricola mas nao tenho todo dinheiro do agricola sera que consigo fazer instrutor e arrumar emprego ganhando algo para sobreviver e horas do voo para o agricola e minha idade adianta ?

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  164. Atenção Paulo Moneda, Anônimo e demais entusiastas, procurem ler os diversos posts sobre o momento atual em que aviação passa, pelo Blog "Para Ser Piloto", de um parceiro meu, o Raul Marinho. Vejam em: http://paraserpiloto.com/

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  165. quanto mais ou menos eu vou gastar até virar um piloto remunerado ???

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  166. ola tem uma modalidade de ensino via internet a ou seja a distancia é aconselhavel ja que nao tenho tempo de frequentar a escola estou querendo fazer o pp.Outra duvida tenho problema nas corneas (ceratocone) mas uso lentes de contato posso der reprovado no ccf 2 classe? Adorei o blog um abraço

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  167. olá comandante, parabéns pelo blog, show de bola mesmo, esclarece muitas pessoas, por favor gostaria de saber se esse sistema de horas de voo não é falho e pode ser burlado já que basta o dono do avião anotar na caderneta do piloto mesmo que ele não tenha voado? valeu! abçs.

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  168. Anônimo, uso õculos e passo no CCF normalmente. Fique tranquilo quanto a isso. Ensino à distância, procure o perfil no Facebook de Lívia Gomes, de Sorocaba. Ela dá aulas à distância. Boa sorte!

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  169. Anônimo (outro), sobre as horas de voo, claro que pode ser burlado e hoje em dia isso acontece muito. Muito obrigado pelo elogio ao Blog.

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  170. Olá!
    Cmte. Fred

    Gosto de aviação, e gostaria de pilotar helicóptero, pesquisei o preço da hora de voo e achei absurdo, e ouvi comentários de que o R22 é de baixa manutenção, logo ao meu ver, não justifica o alto custo da hora, se houver menos procura é óbvio que reduzam o preço, na aviação em geral.
    Diz o ditado: Quem cala consente.
    Acho que arrocham(R$)muito os aeronautas.

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  171. O risco de um acidente na instrução de um helicóptero é muito alto, por isso os valores são altos.

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  172. Ola fred,meu nome é jason, tenho 24 anos e estou comecando um curso de DOV e andei lendo que esta em falta no mercado, entao decidi fazer para se tornar piloto, vc acha uma boa DOV?uns dizem que esta faltando e outros dizem que nao tem vagas, que a proffisao esta acabando.
    vc poderia dar a sua opiniao

    obrigado e Sucesso

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  173. CMTE, se eu não tenho que me preocupar com o tipo de Aeronave que vou Voar, mas vejo que o Cessna 150 de 1970 para o Cirrus SR22, tem uma diferença muito grande, não? quem pilota um Cessna vai conseguir pilotar um Cirrus normalmente?

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  174. Consegue sim Borrego, só uma questão de adaptação quanto ao painel com tecnologia ultramoderna. O resto é voar, que já está no sangue...

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  175. Jason, onde foi que você viu essa de que está faltando profissionais ? Amigo, faça uma pesquisa mais aprofundada e você verá o quanto tem gente parada por falta de emprego e os salários estão despencando vertiginosamente por causa do excesso de profissionais no mercado aeronáutico. O que vejo é que muitos que entram nessa são os que escutam essa conversa dos donos de escolas e não se preocupam em pesquisar sobre a verdade. Mas se seu sonho é esse, não vou atrapalhar, mas entre nessa com os olhos bem abertos. Boa sorte!!!!

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  176. Aviador Fred!

    Estou decepcionada, minha intenção era de estudar autodidatico e prestar a banca da ANAC, mas infelizmente houve mundança conforme acima escrito, acho um absurdo é tirar um direito de oportunidade de muitas pessoas no PAÍS das OPORTUNIDADES e inclusão SOCIAL opps!!!

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  177. Larguei o Jornalismo aos 34 anos e decidi ser aviador. Estou com 43 anos e sou PC MULTI IFR, com pouco mais de 800hs de voo. Se esse é o seu sonho, manda ver. Mas, tudo o que o Fred disse é a mais pura verdade. Porém, os obstáculos estão aí para serem superados. Sem determinação nenhum de nós estaria aqui contando nossas proezas e vitórias. Manete pra frente, galera.
    Emerson Lopes.

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  178. Parabéns por suas realizações Emerson.

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  179. Plá Cmte, tudo bem? Amigo, se possivel me fala algo sobre isso: Estou fazendo o meu PP, com o sonho de poder voar; mas tambem quero comprar um Avião e fazer taxi Aéreo, não posso ter uma frota; mas um e disponibilisar para a necessidade das Empresas de taxi e clientes direto. o que o Sr. pode me falar disso? Muito grato, Souza Filho.

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  180. Olá Souza Filho, posso te ajudar nesse quesito sim, pois aqui pelo Blog já ajudei mais duas pessoas que tiveram esse mesmno intuito, e hoje já possuem seus próprios aviões. Entre em contato comigo: fredfvm@g,mail.com ou pelo fone (81)9979-3354.

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  181. Comandante, lendo acima o que me chamou à atenção são os comentários que dizem respeito ao curso teórico em escola homologada e quanto ao estudo autodidada bem que deveriam sim; permitir que outros tivessem essa oportunidade no país das maravilhas e com tantas propagandas de que somos uma nação de oportunidades e inclusão social, esperamos que o atual MINISTRO da ANAC e demais representantes da aviação façam algo a respeito dessa realidade e sejam mais atuandes com melhorias e fiscalizações. Um forte abraço p/ vc que possui formação técnica e enriquece seu excelente blog, com informações e abre espaço democraticamente correto para participação dos que gostam da aviação e se sentiram discriminados não por falta de capacidade e sim por jugamento de certos mortais.

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    1. A cada um está sendo dado o direito e merecimento conforme suas ações. Vamos fazer nossa parte. Obrigado pela participação, já é um bom começo de sua parte.

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  182. Olá Cmte, te mandei o E-mail e ainda não me respondeu, vou te enviar novamente agora. Um abraço.

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  183. Cmte. Acima o que me chamou à atenção são comentários que dizem respeito ao curso teórico em escola homologada e quanto ao estudo autodidata bem que deveriam permitir ( PP )para que outros tivessem essa oportunidade no país das maravilhas e com tantas propagandas de que somos uma nação de oportunidades e inclusão social, esperamos que o atual MINISTRO da ANAC e demais representantes da aviação façam algo a respeito dessa realidade e sejam mais atuandes em melhorias e fiscalizações. Um forte abraço p/ vc que possui formação técnica e enriquece seu excelente blog com informações e abre espaço democraticamente correto para participação dos que gostam da aviação.

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    1. Mas o Governo, nesse momento já está fazendo nem seu dever de casa, fechando escolas de aviação e aeroclubes. Em vez de criar metas para o crescimento, prefere deixar de lado o que é mais importante, ou jogar a culpa dos seus próprios erros na população. Um país que trata pessoas com idade acima dos 40 anos de idade como velhas para trabalhar, mas muito novo para se aposentar, não pode ser um país sério. Obrigado pelas palavras amigo. Volte sempre !!!

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  184. Enquanto ficarem pensando que o país é um país do futuro, haja tempo, precisamos de líderes que provém que o país é o de agora o presente.

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    1. Será o pais do futuro se a população parar de só reclamar e pôr a mão na massa. Obrigado pela dica amigo.

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  185. Cmte.: Boas notícias para os mecânicos de ACFT(s) que ao invés
    de terem que fazerem provas de revalidações práticas agora farão somente o recadastramente, bem que deveriamos termos mudanças no re-cheque para pilotos, deveriam fazerem somente os que estão três meses sem voar ai sim hein é o país do pai da aviação chega de arrochos R$.

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    1. Mas para pilotos vai ser assim amigo, a partir do final de junho. Mas pelo andar da carruagem, vejo que em um futuro em próximo, vai ser possível fazer cheque e re-cheque em simulador caseiro, pela internet... de tanto que estão largando tudo ao vento; jogando a responsabilidade a terceiros.

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  186. Penso que onde são feitas aulas práticas deveriam ser feitos os checks, haja visto por serem homologados logo são capacitados.

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