Numerações de Estações

BRAÇO E MOMENTO

Para facilitar o peso e balanceamento de uma aeronave vamos conhecer os sistemas de numeração de estações de referências em uso para facilitar a localização específica das cavernas de asa, paredes de fuselagem ou quaisquer membros estruturais de uma aeronave.
Por exemplo, o nariz da aeronave pode ser designado como estação zero. Na estação zero poderemos considerar como a nossa linha de referência sobre todas as outras linhas das estações (linha DATUM) e todas as demais estações estarão localizadas atrás da linha DATUM até, por exemplo, o trem do nariz teríamos BRAÇO + ou atrás da linha DATUM que seria um BRAÇO negativo. Estas distâncias são medidas em polegadas a partir da estação zero.

Sendo assim, quando se lê em um esquema “Trem do nariz esta na estação 265", o trem estará localizado a 265 polegadas atrás do nariz da aeronave onde está a linha DATUM, agora o trem principal ele esta a 513 polegadas da estação zero, (visualizar a figura abaixo), é importantíssimos sabermos isto pois a distância da linha DATUM até o trem do nariz multiplicado pelos seu peso teremos o "Momento" e também a distância da linha DATUM até o trem principal multiplicado peso seu peso teremos outro momento.

Para localizarmos o centro de gravidade (CG) somaremos os momentos e os pesos e dividiremos a soma dos momentos pela a soma dos pesos, então teremos o nosso CG que nos fornecerá um número que corresponderá em um certo ponto onde se localiza uma estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário