Choque de Aves Contra Aviões

Se uma ave de apenas 2 Kg se choca contra uma aeronave a apenas 300 km/h, o impacto resultante é de 7 toneladas, mais do que o suficiente para causar muito estrago em um avião. Agora imagine o que ocorre quando um avião comercial de grande porte, que pode chegar a 1.000 km/h, se choca com um pelicano de 10 kg ?
Recentemente vimos na prática o que um pequeno ganso pode fazer com uma aeronave quando o vôo de um Airbus da empresa americana “US Airways” pousou no rio Hudson, em Nova York. Aprendemos porque isto ocorre: as turbinas dos aviões são movidas a querosene e não se alimentam de aves. Na realidade carne dá uma severa congestão para o grande pássaro de metal, normalmente fazendo com que desça em trajetória totalmente descontrolada.

Infelizmente parece que alguns urubus, gansos, pelicanos, gaivotas e outros animais empenados desligam seus transponders e insistem em desobedecer as regras do ar, voando na direção das aeronaves (ou seria o contrário?) e os resultados podem ser catastróficos.

Felizmente nas fotos e vídeos que você verá mais abaixo não houve nenhuma fatalidade, além dos pássaros que foram, na maior parte, cozidos por turbinas ou moídos pela fuselagem. Digo li-te-ral-men-te moídos.

A preocupação com choques entre pássaros e aeronaves é muito antiga. Algumas tragédias já ocorreram devido a esse tipo de acidente. Desde 1988, mais de 200 pessoas morreram em acidentes relacionados a aves. Cerca de 5.000 ocorrências foram registradas pela Força Aérea Americana em 2007.

Quando esse choque ocorre, o mais comum é que a ave seja sugada pelas pás do motor. Isso pode quebrar algumas estruturas fundamentais do motor e fazê-lo parar de funcionar.

As principais informações a serem levadas em conta nesses casos são a diferença de velocidade entre o avião e o pássaro e o peso do pássaro. Para os cientistas, a diferença de velocidade é mais importante.

Segundo o Comitê de Acidentes com Aves dos EUA, esses incidentes geram prejuízo de US$ 600 milhões por ano. Desde 1975, já foram registrados cinco grandes acidentes envolvendo aves. No maior deles, morreram 36 pessoas e uma ave.

ABAIXO, UM EXEMPLO BEM PRÁTICO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário