Arquivos Aeronáuticos no Google+

ORGULHO, UM CÂNCER A SER COMBATIDO

Quem não conhece o Pitch 15 ?

Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal.


Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa, dependendo das circunstâncias.

Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.

Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor.

O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.

Outras pessoas classificam o orgulho como exagerado quando se torna um tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros.

Isso se aplica tanto a si próprio quanto ao próximo, embora socialmente uma pessoa que tenha orgulho pelos outros é geralmente vista no sentido da realização e é associada como uma atitude altruísta, enquanto o orgulho por si mesmo costuma ser associado ao sentimento de capacidade e egoísmo.

O orgulho para muitos é um sentimento de fraqueza, de necessidade de auto afirmação e devemos estar bastante atentos com certos pilotos que se intimidam com sua inteligência, pois assim um orgulhoso se sente incomodado e medroso, e pesando na possibilidade de encontrar alguém mais inteligente que a si próprio, prefere pisar nas pessoas e passá-la pra trás.

O maior temor de um piloto orgulhoso é o de encontrar alguém que ameace o que ele pensa que tem, uma posição de destaque e para se auto proteger, prefere afastar do que aproximar alguém que necessita de auxílio.

6 comentários:

  1. A foto do marinheiro russo é fantástica! O orgulho da soberania nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi muitas fisionomias parecidas na aviação do Brasil.

      Excluir
  2. O destaque da escrita em azul, é prura realidade entre outras palavras; recai sobre à discrinação ou seja quem intelectualmente é superior ao egoísta, é discriminado e quanto aos que nem tanto se destacam, além de serem discriminados estão sujeitos ao bullyng, nada que uma ação de danos morais não resolva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mover uma ação de bullyng contra um piloto é aposentar de vez com a carreira. Ou sofre esta ação ou muda de ambientação. Eu fico com a segunda parte.

      Excluir
  3. Fico com o poder da mãe da natureza, diante de covardias dos comédias ou olho por olho dente por dente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe bem que todo orgulhoso é na verdade um ser introvertido e cheio de mazelas e traumas. Ele apenas se porta como tal para esconder sua péssima personalidade.

      Excluir