Arquivos Aeronáuticos no Google+

O QUE PODERIA TER SIDO MELHOR ?

Pouso em Emergência - Piper Warrior

Não estou aqui querendo apontar erros, pois bem sei que uma emergência real a tensão emocional fica elevado, mas...


Neste vídeo, facilmente se vê que algo poderia ter sido melhor. Algum erro poderia ter sido evitado e quero de vocês, amigos do Blog Arquivos Aeronáuticos, que me apontem o que de melhor poderia ter sido feito.

Agradeço a participação dos vários amigos que aqui e no Facebook participaram dessa enquete e quem melhor deu a resposta correta foi o Cmte Orlando Cougar Esteves, quando falou: "... todos aprendemos no privado e faz parte de todos os checklists para pouso em emergência, em qualquer campo, de qualquer maneira: CORTAR O MOTOR, FECHAR O COMBUSTÍVEL E CORTAR OS MAGNETOS.

Informo ainda a todos os participantes que esta postagem vai servir de aprendizagem aos pilotos novatos, pois tive a colaboração de mais comandantes experientes, que é o caso do Ricardo Freitas Andrade, Marcelo Rates Quaranta e demais participantes, no qual agradeço a participação de todos e peço humildemente para que outros não pensem que nosso intuito seja o de apontar erros, mas sim, saber reconhecer uma possível falha e adotar o princípio da filosofia SIPAER - a prevenção de acidentes aeronáuticos.

Image and video hosting by photobucket

14 comentários:

  1. nada...pouso perfeito levando em consideração o alto grau de stress emocional, ve se claramente que o piloto dominou o aviao, todo mundo saiu vivo e o aviao poderá ser consertado.

    ResponderExcluir
  2. Observei que o pouso de emergência, foi satisfatório, toque na pista com saída perfeita do lado oposto da falta de um dos trens principais, deveriam reforçarem os trens de pouso e fixação de todas às aeronaves. Parabéns ao piloto no procedimento.

    ResponderExcluir
  3. Pesoalmente acho que ele logo que tocou o solo deveria ter desligado o motor e tentado fazer o o giro mais aberto, pois correu o risco de capotar a aeronave, mas mesmo assim conseguiu.

    ResponderExcluir
  4. Fred, uma matéria da Super Interessante com o seguinte título:Cair de muito alto também mata de susto.

    ResponderExcluir
  5. Acho que poderia ter "capado" o motor!!!

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a participação dos vários amigos que aqui e no Facebook participaram dessa enquete e quem melhor deu a resposta correta foi o Cmte Orlando Cougar Esteves, quando falou: "... todos aprendemos no privado e faz parte de todos os checklists para pouso em emergência, em qualquer campo, de qualquer maneira: CORTAR O MOTOR, FECHAR O COMBUSTÍVEL E CORTAR OS MAGNETOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fred parece mentira mas olha essa materia aqui da minha cidade se o comandante viu sua materia ele vai se dar bem

      ATENÇÃO: um avião em pane está tentando pousar neste momento no aeroporto de Marília. Está com problemas no trem de pouso. Equipes em terra, inclusive de salvamento, estão de prontidão. Estamos acompanhando o caso. Daqui a pouco fotos e informações em nosso portal: www.visaonoticias.com

      Excluir
    2. Amigo, está vendo o porque de eu ter colocado esta matéria no Blog ?... eu previ que essa mesma pane iria acontecer e por pura sorte, o comandante desse Corisco também participou desso nosso debate, e lembrou tudo o que foi discutido aqui e aplicou na emergência dele. Fico grato por ele ter feito como manda o figurino.

      Excluir
  7. Acho que esses pequenos aviões, deveriam serem totalmente reforçados; nas asas etc... E certas manobras deveriam serem proibidas ( Stoll completo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa achar o que já é fato amigo. Todos são muito bem reforçados sim. A manobra de Stoll completo não traz nenhum dano estrutural à aeronave e faz parte do treinamento para quem precisa aprender a pousar o avião. Portanto, proibir algo extremamente necessário é ilógico.

      Excluir
  8. Já ouvi dizer de acidentes com aviões que perderam asa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente possível, mas antes de perder as asas em voo houve algo muito terrível antes de arrancar as asas. Cais as asas é a consequência disso e não existe material no mundo que suporte tal fato.

      Excluir
  9. Aeronaves só gosto de ver, voar nunca. KKK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois você não sabe como elas são seguras, isto é, nas mãos de uma pessoa responsável.

      Excluir