Arquivos Aeronáuticos no Google+

QUAL A VANTAGEM DE SER CANHOTO ?

O que une Adolf Hitler, Bill Gattes, Angelina Jolie, Maradona e o novo presidente dos Estados Unidos Barack Obama? Todos são canhotos e fazem parte de um seleto grupo de cerca de 4% da população mundial que escreve com a mão esquerda.


Segundo o neurologista Egberto Gustavo do Carmo, nos destros, o lado esquerdo do cérebro é o mais desenvolvido, porque o cérebro exerce um comando cruzado, ou seja, a parte direita do corpo é comandada pelo hemisfério cerebral esquerdo, enquanto a parte esquerda é comandada pelo hemisfério cerebral direito. "Os destros têm o domínio da linguagem do lado esquerdo do cérebro, ou seja, no lado oposto ao que escrevem", afirma Egberto.

De acordo com o neurologista, os canhotos escrevem com a mão esquerda e podem ter o domínio da linguagem no mesmo lado, o esquerdo, ou no direito. "Isso não significa que os canhotos sejam mais inteligentes. Mas certos estudos indicam que a porcentagem de canhotos com QI elevado é superior ao estatisticamente esperado", destaca o médico.

Egberto conta que o hemisfério direito do cérebro, o que os canhotos mais usam, é responsável pelas habilidades artísticas, sentimentos, emoções e expressões. "Por desenvolver melhor estas habilidades, os canhotos tendem a se interessar por áreas culturais como arte, cinema, teatro e música. Os canhotos famosos incluem o ator Charles Chaplin, o pintor Leonardo da Vinci e o piloto Ayrton Senna, entre outros", afirma o médico. Nos esportes, Egberto diz que muitos canhotos se destacam por serem ligeiramente mais rápidos. "No futebol, diversos jogadores se celebrizaram pelo show de bola que se mostraram capazes com a perna esquerda. Exemplo de Maradona e Rivelino", destaca o médico.

Nos Estados Unidos e na Europa existem associações de canhotos, que batalham por seus direitos - igualdade de oportunidades no trabalho, por exemplo. No Brasil, uma Associação Brasileira de Canhotos (Abracan) surgiu no final da década de 70, e conseguiu apoios ilustres, como o do então presidente João Figueiredo (um canhoto); também conseguiu do governo Paulo Maluf, de São Paulo, a determinação de que ao menos 5% das carteiras nas escolas públicas sejam para canhotos, isto é, com a mesinha de apoio no lado esquerdo. Em 1982, porém, a Abracan fechou por falta de recursos, deixando milhões de brasileiros canhotos sem apoio.

"O lado esquerdo é o responsável pelo raciocínio lógico. Já o hemisfério direito pelas emoções e criatividade. Seria benéfico se as pessoas pudessem buscar o equilíbrio para uma melhor qualidade de vida e evolução da espécie", finaliza o neurologista.

Há fortes indícios de que os pilotos muito bem empregados na aviação e com altos salários também sejam canhotos.

8 comentários:

  1. Legal, eu nao sabia sobre o cerebro dos canhotos serem diferentes, eles sao muito inteligentes mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio amigo (sou canhoto... kkkkk).

      Excluir
    2. HAHA também sou canhoto !

      Excluir
    3. Amo ser canhota. É top!!

      Excluir