Arquivos Aeronáuticos no Google+

CONHEÇA DE PERTO O PBN

PERFORMANCE-BASED NAVIGATION

Implantar o PBN (Performance-based Navigation / Desempenho Baseado em Navegação) é uma boa prática para segurança, eficiência e diminuição do impacto ambiental.


PBN é um conceito aeronáutico que consiste em uma otimização do espaço aéreo e melhora o acesso dos aeroportos pelos pilotos, fazendo diversas mudanças de especificações baseadas em um conjunto de requisitos que são baseadas no desempenho e não vincula a um determinado conjunto de sistemas de navegação e de arquiteturas de bordo.

As vantagens da implementação do PBN é a melhora da segurança, eficiência, capacidade e acesso, além de ajudar a reduzir o impacto ambiental.

Os benefícios de desempenho baseado em navegação PBN são diversos, tais como:

1º ⇒ Na área de abordagem, os maiores benefícios podem ser alcançados mais rapidamente do que em rota e terminal;

2º ⇒ Procedimentos de abordagem RNAV utilizando GNSS proporcionar uma operação mais segura para as pistas que não estejam equipadas com sistemas de aproximação de precisão;

3º ⇒ A prestação de orientação vertical sobre um procedimento RNAV melhora ainda mais a segurança.

O conceito PBN assume que a navegação futuro irá depender cada vez mais em uma robusta capacidade RNAV, levando a maiores requisitos de integridade do sistema.

RNAV é a capacidade de aviação, ou seja, todo o espaço aéreo que é monitorado. Esse é um método de regras de voo por instrumentos e por ele é possível que o piloto escolha qual a melhor rota para o caminho que deseja seguir.

A importância das empresas de aviação aplicarem o PBN é para que o tráfego aéreo se torne cada vez mais seguro e eficiente para seus clientes, melhorando a qualidade, quantidade e eficiência, o que gera economia e maior dinâmica.

Para orientar profissionais de como funciona o PBN existem consultorias aeronáuticas que possuem profissionais qualificados e especializados no assunto que podem treinar os pilotos e funcionários de uma empresa.

É necessário que todos os pilotos, funcionários e controladores de voo tenham orientações sobre como esse método é aplicado para que a segurança de voo seja realmente aplicada no país.

3 comentários:

  1. Isso é muito bom! Que até a Copa em toda sua polemica tudo isso já esteja em funcionamento???
    Que Deus abençoe a todos....

    ResponderExcluir
  2. Charles, este sistema já está em vigor, mas o que ainda falta para funcionar a pleno é que os pilotos em geral tomem conhecimento e que façam os devidos cursos teóricos para obterem a devida autorização para poderem operar o sistema.

    ResponderExcluir