Arquivos Aeronáuticos no Google+

A NOVA TECNOLOGIA DO SÉCULO 21

GRAFENO

Grafeno é o material mais forte e impermeável do mundo que, como se não bastasse, possui velocidade de condução dezenas de vezes maior do que o silício.


Desenvolvido na década de 40, este material só foi realmente obtido pela primeira vez em 2004 por uma dupla trabalhando na Universidade de Manchester.

Andre Geim e Konstantin Novoselov ganharam o prêmio Nobel de Física em 2010 por terem obtido uma camada única de átomos de carbono, arranjados em hexágonos, como em colmeias de abelha – o grafeno.

As propriedades do Grafeno:

Em 2004, quando fizeram a descrição experimental do grafeno e suas propriedades eletrônicas, viu-se algo excepcional. Ele tem alta mobilidade a temperatura ambiente (tempo que o elétron navega sem colidir com nada), o que é muito difícil, pois a maioria dos materiais perde mobilidade quando aumentamos a temperatura. Ele é o material mais impermeável do mundo, capaz de segurar até mesmo o Hélio, um átomo dificílimo por ser pequeno e leve, e também é o mais forte do mundo.

Dentro das suas proporções, é mais forte que diamante. Nele, a velocidade dos elétrons também é altíssima: no primeiro estudo, foi de 1.000 km/s, o que é cerca de 60 vezes melhor do que o silício. Neste novo trabalho, observamos que essa velocidade pode triplicar – chegar a 3.000 km/s, mas para ter essa velocidade, é preciso uma qualidade de cristal muito boa.

Image and video hosting by photobucket

Image and video hosting by photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário