Arquivos Aeronáuticos no Google+

POUSO DE EMERGÊNCIA NO ACRE

SEM AUTORIZAÇÃO PARA POUSO EM AEROPORTO, AVIÃO POUSA EM EMERGÊNCIA EM RODOVIA NO ACRE

Um bimotor de propriedade da Ortiz Táxi Aéreo, que fazia a rota Tabatinga (AM)-Rio Branco, não teve autorização para pousar na capital por conta de manobras realizadas por aeronaves do Exército.


Sem o sinal verde do controle de tráfego, o piloto ficou com pouco combustível, sendo obrigado a fazer um pouso de emergência na BR-317, bem em frente à Zona de Processamento de Exportação, (ZPE).

O piloto disse que pediu autorização da torre aqui no Aeroporto de Rio Branco, mas não obteve autorização. Segundo ele, o controle teria dito que o exército estava fazendo uma manobra aérea militar e que eles deveriam retornar”, explicou o sargento Jorge Almeida, da PM de Senador Guiomar.


Fonte: Jornal AGAZETA.NET

11 comentários:

  1. Não sei quais foram as orientações do controle, se mandou esperar ou seguir para alternativa. De qualquer forma o avião tem que ter combustível suficiente para, caso o aeródromo de destino esteja impraticável ou interditado (ICA 100-12 - Aeródromo cujas condições de segurança (chegada e saída da aeronave presidencial,
    operações militares, ordem interna etc.) determinam a suspensão das operações de pouso e decolagem.), seguir para alternativa. Se a emergência foi por falta de combustível a culpa infelizmente é do comandante, mas se foi por problemas mecânicos... menos mal, parabéns pelo pouso comandante.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei sabendo através de fontes fidedígnas que o piloto foi para a alternativa e la chegando o aeroporto estava fechado devido a chuva e não operava IFR. Este pouso se deu já no regresso para o aeroporto de destino já vindo da alternativa....

    ResponderExcluir
  3. ESSES CAIPIRAS DEVERIAM SER PROIBIDOS DE OLHAR PARA UM AVIAO, MUITO MENOS PILOTAR !!!!! CAIR DE PANE SECA EH A COISA MAIS VERGONHOSA NA AVIACAO. MOSTRA A TOTAL INCOMPETENCIA DO PILOTO. DE COMANDO ESSE MANICACA NAO TEM NADA !!! EH ISSO MESMO FRED.... A ALTERNATIVA QUE O SUPOSTO COMANDANE ESCOLHEU NAO OPERA INSTRUMENTO ??? EITA COMANDANTEZINHO, QUE VERGONHA HEIN. E FRED.... PARABENS PELO SITE.

    ResponderExcluir
  4. Acho q antes de falarem mal de qlqr um, tripulação e ou controladores, poderiam aguardar o resultado da investigação do pessoal do Seripa q já estão trabalhando nisso. Agora chingamento e discriminação é muito triste né meus amigos, afinal tem mtos dos "CAIPIRAS" que voam na Amazônia que são dos grandes centros, e todos fizeram aeroclubes nos grandes centros, agora eu queria ver pessoal q so voa escorado no mar e que tem varias alternativas uma perto da outra voar na amazônia 2hs, 3hs em cima da mata msm. Acho q falar eh mto facil sem se saber as reais condições.

    ResponderExcluir
  5. Em SBRB tem Notam de fechamento e abertura todos os dias para recuperação da pista que em pouco tempo de uso ja em estado de alagamento de qualquer chuvisto (ver NOTAM)mas já varias vezes aviões da GOL, TAM inclusive nós particulares ficamos sem nehuma alternativa quando operamos em periodo de chiuva pois você pode estar a 5 minutos ou até no trafego e se começar a chover, simplesmente declaram Pista Fechada por Alagamento (interditada).É o BRASIL e o exército queestá recuperando a pista a lá TARTARUGAanca

    ResponderExcluir
  6. Olha nós voamos na região Norte a mais de 25 anos, caipira é pessoal que voa só nos grandes centros e quando vem pra região de mata chora e a mãe não vê, pois aqui tem ter pé e mão, o resto é resto, quero ver PA pousar avião sozinho incluso na chuva e CBs que aqui é todos ops dias, o Piloto Rene do SENECA voa melhor que muitos Pilotos de qualquer Jato ou Nave espacial.Ele pousou por ser bom e voa muito....Caipira é pessoal que acha que leita sai da Caixinha de Papel e Vaca é objeto de enfeite no pasto...Babacas ....

    ResponderExcluir
  7. Geralmente essas pessoas que criticam, nunca tiveram a oportunidade de voar de verdade. Voar em condições favoráveis e com aeronaves modernas, qualquer um voa, agora em condições extremas, e em cima de selva, ai eu quero ver.
    Tente voar sem GPS, e me diga como foi o seu voo.

    ResponderExcluir
  8. Que comentário triste e infeliz. Sou de SP e voei ai no Acre (Brasil !). Deixa esse povo que voa em só em simuladorzinho pra lá. Coisas operacionais como esta acontecem todos os dias no mundo inteiro. Sorte da tripulação que nada aconteceu. Mude teu conceito antes de critica-los. Foram pilotos sim!

    ResponderExcluir
  9. Pois é, no meu ver, o preconceito ainda acontece por parte daqueles que se acham os bons em tudo, voam nos mais modernos aviões e é só o que conhecem. Quero ver quando der pane geral e ter que voar só na proa e tempo, numa carta 4 rodas... Acho que todo esse modernismo computacional nos aviões do século 21 ainda vai matar muita gente, inclusive pelo orgulho e pela arrogância.

    ResponderExcluir
  10. No Acre os aeroportos que operam IFR são, SBRB(que era o aeroporto de destino) e SBCZ, que fica a duas horas de Rio Branco. O Alternativo com operação IFR mais próximo é SBPV se não me engano, você acha seguro ter ido pra um destes? e correr o risco de cair no meio do mato? O Comandante fez o que deveria ter sido feito. Infelizmente o Alternativo estava como 'tempo fechado'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com total certeza de que o comandante fez o melhor que podia. Eu teria feito o mesmo, sem dúvida alguma.

      Excluir