Arquivos Aeronáuticos no Google+

UNIFORME DE TRIPULANTE. QUAL O MELHOR ?

O uniforme de vôo de um piloto é um dos mais poderosos símbolos de uma empresa aérea e é importante que todos os tripulantes sintam-se orgulhosos de vesti-lo no solo e no ar.


Uma discussão freqüente que vejo hoje em dia entre os pilotos da aviação executiva (Táxi Aéreo e aviação particular) é até que ponto pode existir uma relação de igualdade entre seus uniformes e os uniformes usados pelos tripulantes das companhias aéreas.

A moda sempre caminhou ao lado da aviação civil, visto todo o glamour que o setor traz consigo. Seja em uma viagem à negócios ou uma viagem de férias é sempre um momento especial quando viajamos de avião e as tripulações são como é do conhecimento de todo, um reflexo da imagem da empresa aérea.

O design de um uniforme deve combinar com a qualidade dos uniformes tradicionais em estilo, talento e criatividade, mas, sem fugir do padrão adotado por quase todos os pilotos. Mas qual o padrão a ser seguido? Quais as cores mais adotadas? Surge assim algumas perguntas básicas:

CAMISA: Na cor branca com um ou dois bolsos? Usa-se gravatas ou não? De manga curta ou longa? Feita de puro algodão ou de fibra sintética? Há outro adereço fora a gravata? Usa-se a “asa” comumente usada pelos pilotos da FAB? Deve-se ter crachá à mostra e pendurada no bolso ou através de colares?

CAMISETA INTERNA: Usa-se ou não? Com manga ou sem? Totalmente branca ou podendo ter alguma estampa? Com gola tipo “pólo” ou simples?

CALÇA: Na cor azul marinho ou azul noite? Ou seria na cor preta? De puro Brim, algodão ou de linho? Com dois bolsos laterais e dois traseiros? Cinto preto ou azul marinho?

SAPATOS: Preto ou marrom? Com cadarço ou sem? Com meias brancas ou pretas?

JAQUETA: Dependerá do clima para seu uso ou não? Na cor preta, marrom ou bege?

E depois de tanto procurar respostas e não encontrar nenhuma padronização existente, fico aqui no desejo de que, se ágüem souber de alguma padronização adotada ou aos que queiram opinar, fico inteiramente à disposição. Também se alguém tiver algum tipo de padronização já adotada por alguma empresa, que me envie. Nossos amigos aviadores Agradecem!!!

OBS: Para quem é fã de uniformes de companhias aéreas, clique no botão mais abaixo para acessar o site da "UNIFORM FREAK", onde o comissário de voo Cliff Muskiet, da KLM, exibe sua coleção de uniformes de companhias aéreas em todo mundo.

Image and video hosting by photobucket

7 comentários:

  1. Um padrão mundial é:
    camisa branca com 2 bolsos, manga curta ou longa e por dentro camisa branca sem gola
    gravata azul marinho se a calça for azul marinho (quando obrigatório)
    calça azul marinho ou preta
    sapato preto com meias pretas (sempre)
    terno quando Cia aérea

    Cmte Britto

    ResponderExcluir
  2. É um padrão super em voga Cmte Britto. Mas o que mais está em evidência é a confusa e polêmico so da quantidade de berimbelas usadas em nossa aviação.

    ResponderExcluir
  3. Onde há padrão há imposição, acho que deveriam inovar, criando outras opções: Sapato preto, meia branca, calça preta, cinto preto, camisa cinza com ou sem manga dependendo do clima, gravata preta, berimbela prateada cada instituição deveria escolher sua apresentação e inovar sempre que quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A inovação é sempre bem vinda amigo. Não sou muito a favor do uso da camisa branca, pois suja ou mancha com grande facilidade e dá trabalho para manter, por isso, concordo com sua indicação da camisa com outra cor.

      Excluir
  4. Também concordo Cmte. Acima faltou o quepe cor preta com insignia nas cores prata e banhada a ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, quepe é coisa de passado, melhor seria mesmo um belo boné... kkkk

      Excluir