Arquivos Aeronáuticos no Google+

A AUDIÇÃO NA AVIAÇÃO AGRÍCOLA

PERFIL AUDIOLÓGICO
DOS PILOTOS AGRÍCOLAS

Os pilotos de aviões agrícolas estão diariamente expostos a ruídos intensos, estando suscetíveis à Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) e seus efeitos auditivos e extra-auditivos.


Objetivo ⇒ Analisar o perfil audiológico desta população, verificando a influência do trabalho sobre sua audição.

Método ⇒ Foi realizado um estudo retrospectivo, de corte transversal, individual e observacional, através de dados obtidos por meio de questionário e audiometria tonal liminar de 41 pilotos agrícolas. Para a análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado, Spearman e Wilcoxon, com nível de significância de 5%.

Resultados ⇒ Verificou-se que 95,1% dos pilotos usam EPI durante os voos e 58,5% possuem contato com agrotóxicos. Mais da metade dos indivíduos referiram ter sintomas auditivos e extra-auditivos, sendo o zumbido o mais frequente (29,1%). Houve a ocorrência de 29,3% de perda auditiva sugestiva de PAIR e 68,3% de normalidade, tendo, esta, presença de entalhe unilateral em 24,4% e entalhe bilateral em 31,7%. Foi encontrada correlação estatisticamente significativa nas associações entre tempo de serviço e a média das frequências agudas na orelha direita (p=0038) e na orelha esquerda (p=0,010). Houve tendência estatística na associação entre configuração audiométrica e contato com agrotóxicos (p=0,088).

Conclusão ⇒ A prevalência da perda auditiva neste estudo se mostrou elevada. Mais da metade da amostra possui limiares auditivos normais com configuração de entalhe. Tais dados levam a conclusão de que os pilotos agrícolas, mesmo com o uso de EPI, ainda sofrem com os danos provocados pelo ruído, carecendo de melhores propostas de prevenção da perda auditiva.

Image and video hosting by imageshack

Image and video hosting by imageshack

Image and video hosting by imageshack

Nenhum comentário:

Postar um comentário