Arquivos Aeronáuticos no Google+

PROJETO BRASILEIRO: SCRAMJET 14-X

O Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea Brasileira está trabalhando num protótipo que deverá ser lançado pela primeira vez em 2013 e que tem o crítico nome de 14-X.


O 14-X usa propulsão com a tecnologia Scramjet e deverá ser lançado por um foguete convencional, alcançando assim a velocidade requerida para que o Scramjet possa começar a funcionar. Nos primeiros dois testes, o Scramjet voará sempre acoplado ao foguete lançador, mas no terceiro teste será libertado e voará de forma independente até aquela que se crê ser a sua velocidade máxima de Mach 10.

A tecnologia Scramjet é o “santo graal” da propulsão de foguetes. Países como os EUA e a Austrália têm realizado aqui grandes investimentos dado que pela ausência de partes móveis se conseguem alcançar grandes velocidades com uma grande redução de peso pela carga do comburente, que é recolhido diretamente da atmosfera (oxigênio) e não transportado em tanques dentro do foguete. A tecnologia tem a dificuldade de só funcionar em altas velocidades, devido à necessária hiper-compressão do oxigênio antes deste ser lançado na câmara de combustão.

Ficamos assim na expectativa do sucesso do 14-X e que este dê ao dormente programa espacial brasileiro o impulso que este precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário