Arquivos Aeronáuticos no Google+

SISTEMA DE ALERTA SONORO

ALERTA SONORO DE PROXIMIDADE DO SOLO
PARA GPS-GNS 430 / 530

Esta ferramenta fornece alerta visual e sonoro a fim de ajudar aos pilotos a manterem separação segura dos perigos no solo. O HTAWS da Garmin agrega uma nova realidade de alerta situacional relacionado ao regime de voo em helicópteros.


Como opção disponível para os GNS 430W e 530W (com tecnologia WAAS) a tecnologia HTAWS oferece capacidade FLTA (Forward Looking Terrain Avoidance) que calcula com antecedência onde o perigo pode estar - dando tempo ao piloto para tomar a ação corretiva adequada. A informação da posição GPS WAAS é comparada com a base de dados interna que contém informações de terreno, obstáculos e dos aeroportos para identificar conflitos.

Baseado na trajetória de voo projetada, os alertas de cuidado e alarme são emitidos quando não existe adequada área livre à frente. Juntamente com o FLTA, alertas de voz também indicam o nível relativo da ameaça, com mensagens do tipo: "Cuidado, Obstáculo" ou "Alarme, Terreno, Terreno." A Garmin também dispõe de um modo RP (proteção reduzida) que permite ao piloto minimizar os alertas quando estiver voando próximo a perigos conhecidos.

A tela de 5 cores proporciona uma apresentação de proximidade do terreno em relação a trajetória da aeronave. Adicionalmente, informes de voz reportam a altura da aeronave acima do terreno quando em descida abaixo de 500 pés.

O sistema é oferecido nos novos GNS 430W/530W, mas também está disponível como atualização de campo para os equipamentos já instalados.


Image and video hosting by photobucket

2 comentários:

  1. Solicito informações em português sobre o uso e a operação do GNS 430. Obrigado
    Carlos Ribeiro
    (grapheter@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Procure aqui mesmo o Manual em Português do Garmin 530 que é a mesma coisa, só mudando a tela e a disposição dos botões, mas no geral são os mesmos equipamentos.

    ResponderExcluir