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CURSO DE PILOTO DE HELICÓPTERO

CURSO PRÁTICO

O Brasil conta hoje com a segunda maior frota de helicópteros do mundo, superada apenas pelos Estados Unidos. Este grande número de aeronaves vem crescendo de forma rápida e gradual, abrindo novas oportunidades para pessoas interessadas em ingressar na carreira. Abaixo descrevo os passos e requisitos para tornar-se um piloto de helicópteros.


INSCRIÇÃO - Para inscrever-se no curso teórico e prático de pilotagem de helicópteros, são necessários os seguintes documentos:

⇒ Cópia do RG e CPF
⇒ Cópia do Título de Eleitor
⇒ Cópia do Comprovante de Situação Militar
⇒ Cópia do Comprovante de Escolaridade autenticado
⇒ 2 fotos 3x4 recentes

OBS: Aqueles que já são pilotos devem apresentar também: cópias das Licenças e CCF.

REQUISITOS - Para iniciar o Curso de PPH o aluno deve ter no mínimo 17 anos e ensino fundamental completo. Para PCH, exige-se o ensino médio completo.

EXAME MÉDICO - Para iniciar as horas de voo é necessário possuir o Exame Médico, que poderá ser realizado em qualquer Hospital da Aeronáutica ou nas clínicas credenciadas pela ANAC. O aluno a ser inspecionado deverá apresentar no dia dos exames os sequintes exames:

⇒ Eletroencefalograma com laudo
⇒ Radiografia panorâmica oral
⇒ Cartão de vacinas - Antiamarílica e Antitetânica
⇒ Mulheres - Laudo de exame ginecológico e copocitologia oncótica

INSTRUÇÃO PRÁTICA - O curso prático poderá será realizado em helicópteros de aeroclubes ou particulares, e que deverá ser realizado em um prazo máximo de dois anos, após a emissão do Certificado de Conhecimento Teórico (CCT).

É exigido um mínimo de 35 horas para PPH (Piloto Privado de Helicópteros) e 100 horas para PCH (Piloto Comercial de Helicópteros).

Para aqueles que possuem licenças de PP ou PC de avião, com mais de 200 horas em comando, o mínimo de horas exigido pela ANAC é de 25 horas para PPH e 60 horas para PCH respectivamente.

O curso prático pode ser ministrado todos os dias da semana, sendo conveniente agendar os vôos com antecedência.

O controle de horas voadas é feito pelo instrutor através de um Relatório de Voo. Em seguida o controle é lançado e arquivado na pasta do aluno para posterior lançamento na CIV. Ressaltando que, as horas somente serão creditadas caso o aluno não possua débitos com a escola.


GROUND SCHOOL - O Ground School é um curso dinâmico e totalmente aplicado ao modelo do helicóptero que será utilizado na instrução prática. Baseia-se no Manual de Voo quanto aos procedimentos normais, de emergência, desempenho, limitações, peso e balanciamento, etc. O Ground School se faz obrigatório para cada modelo de helicóptero antes do início das aulas práticas.

CREDENCIAL DE PILOTO-ALUNO - Para realizar a instrução prática, o aluno deverá possuir a Credencial de Piloto-Aluno, que será emitida pela ANAC. Para isso, o aluno deverá providenciar os seguintes documentos:

⇒ Requerimento padrão - retirar na própria escola
⇒ Cópia de Exame Médico (CCF)
⇒ Cópia do Certificado de Ground School
⇒ Cópia do CCT - Certificado de Conhecimento Técnico ou Comprovante de que o aluno foi aprovado nos testes preliminares da Escola (neste caso solicitar para a escola teórica)

OBS: Os procedimentos descritos acima somente se aplicam aos solicitantes de uma licença de piloto privado que não possuam qualquer outra qualificação da aeronave.

CHECK DE AVALIAÇÃO FINAL - O aluno deverá solicitar pessoalmente ou contratar um despachante para seu check junto à ANAC GER (Gerencia Regional de Aviação Civil) assim que o chefe dos instrutores o declarar apto. Entregando a documentação na ANAC, o aluno receberá a autorização de Check, a qual deverá ser entregue ao checador no dia do voo.

ADAPTAÇÃO EM OUTROS EQUIPAMENTOS - Para realizar a adaptação é necessário fazer o Ground School do equipamento e um mínimo de 5 horas de voo de treinamento, e posteriormente, o voo de Check.

VALORES DOS CURSOS - As diversas escolas de Aviação espalhadas pelo Brasil possuem, além dos custos normais do curso, pacotes promocionais com vantagens para os futuros alunos.

4 comentários:

  1. Obrigada, pelas informações esse é meu objetivo ser comandante em pilotagem de helicóptero.

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    1. Amigo, siga seus instintos. A aviação de asas rotativas é a que mais cresce hoje no Brasil. Boa sorte e bons estudos.

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  2. Boa noite, uma informação, caso eu tire meu pph com um r22 após o ground school + 5 horas de voo e por final o voo de check com um r44 eu já estarei apto a pilotar tal equipamento ? Obrigado.

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    1. Afirmativo Arthur, desde que você também tire o ground school do R-44 e que este seja particular.

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