Arquivos Aeronáuticos no Google+

VOCÊ É PILOTO OU É AVIADOR ?

Para muitos o nome que mais se fala é, fulano é piloto, beltrano é piloto mas algum de vocês já parou para pensar o que é ser piloto e o que é ser aviador?


Segundo a Wikipédia "Piloto" é a denominação dada para um indivíduo que efetua a condução de um veículo específico, tais como: carros, aeronaves, espaçonaves, embarcações ou motocicletas. São utilizados conhecimentos técnicos na manipulação e observação de parâmetros, tais como: velocidade, altitude, pressões, temperaturas, marchas, rotações por minuto de um motor, consumo de combustível, entre outras.

Aviador, segundo o Wikipédia, é um indivíduo que conduz aeronaves por prazer ou como uma profissão. Existem pilotos na área civil e militar.

Sem querer ser demasiadamente injusto com os demais profissionais da área que não seja ligada à aviação, existe uma distância muito grande entre o "Piloto" e o "Aviador". O piloto não precisa ter estudos aprofundados em áreas específicas de meteorologia, navegação aérea, regulamentos de tráfego aéreo, motores e teoria de voo de baixa e alta velocidade e muitas outras matérias complementares. O piloto não precisa fazer re-cheques anuais, tirar exame tipo CCF, estar com a saúde sempre em dia. O Aviador necessita de tudo isso.

O piloto para ser um "Piloto" basta apenas ter uma condição financeira abastarda para poder fazer o que bem entender e o que quer dirigir. Um piloto para ser um "Piloto" basta apenas dirigir um Buguie, uma moto, uma lancha ou outro artefato de corrida e se inscrever em qualquer competição de velocidade para satisfazer seu patrocinador (ou "Pai" trocinador) e satisfazer suas vontades de esportista mas nunca passar a vida toda metendo a cara nos livros e procurando manter sempre um visual perfeito para não causar desleixo. Um piloto para ser um "Piloto" não precisa se preocupar muito com seu aspecto visual já que para concorrer basta apenas ser o mais veloz, muitas vezes arriscando sua própria vida para ser o melhor.

Já para ser um "Aviador" a coisa é muito mais complicada, concorrida, difícil, trabalhosa e honerosa. Para ser um "Aviador" precisamos de ser o inverso do dito acima, e muitas coisas mais.

É como sempre falo a todos quando me perguntam: você é piloto ? Não sou piloto, sou um aviador. E qual é a diferença ? A diferença é que todos podem ser piloto mas poucos podem ser aviador. O Aviador apenas pilota o avião, ou o helicóptero mas sempre será um "aviador".

2 comentários:

  1. Então dê o exemplo e mude seu perfil, pois lá consta "Sou Piloto de aviões..." :P

    ResponderExcluir
  2. Ok, mas no perfil não está errado pois sou aviador e "piloto aviões". Há pessoas que são pilotos, de carro de corrida, de motocross, etc, mas eu sou de avião.

    ResponderExcluir