Arquivos Aeronáuticos no Google+

SAIBA O QUE É MICROBURST

SABER RECONHECER E SAIR DESSE TIPO DE SITUAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE DE TUDO

A microburst é uma corrente descendente violenta com ventos divergentes após tocar o solo em sentido contrario do tornado que geralmente gera ventos convergentes.


Existem 2 tipos de microbursts: microbursts molhado e microbursts secos. Eles passam por 3 fases no seu ciclo de vida: o Downburst explosão, e as fases de amortecimento. A escala e a rapidez de um microburst torna-se um grande perigo para as aeronaves, devido ao baixo nível de cisalhamento (tesoura) do vento causado pela sua frente de rajada, com vários acidentes com vítimas fatais em aproximações.

A microburst tem frequentemente fortes ventos que podem derrubar árvores. Eles geralmente duram alguns segundos. o Brigadeiro Hofmann explica que o principal erro de um piloto que passa por um microburst em uma aproximação é reduzir potência dos motores uma vez que é enganado pelas indicações da VI (velocidade indicada).

Ocorre que após esta redução a aeronave estará no centro do Microburst e receberá ventos não mais de proa e sim verticais de cima para baixo que torna a aproximação crítica com perda de altitude e sustentação, agravando os fatos na seqüência a aeronave receberá ventos fortíssimos de cauda que acabam por impedir qualquer procedimento de pouso.

Os microburst são muito perigosos e devem ser informado pelo controle e as aeronaves modernas dispõe de alarmes para este fenômeno.

2 comentários:

  1. Na final curta já completamente configuado para o pouso com full flaps down, quando nota-se muita turbulencia ou um microburst,deve-se arremeter mesmo sabendo que haverá uma descendente após posicionar os flaps para a posição approach!

    ResponderExcluir
  2. Concordo desde que não haja variação de velocidade e o vento cruzado, não ultrapasse a componente da aeronave!!

    ResponderExcluir