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GOL - LINHAS AÉREAS INTELIGENTES

( DADOS ATUALIZADOS ATÉ 17/01/2011 )

A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES nasceu para revolucionar o mercado da aviação doméstica brasileira, fazendo com que todo brasileiro tenha direito a voar, e agora busca ser reconhecida como a empresa que popularizou o transporte aéreo na América Latina. Com alta tecnologia, frota padronizada e equipe motivada, a GOL é atualmente referência no mercado de vôos comerciais.


A HISTÓRIA

A GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES foi fundada oficialmente em agosto de 2000, por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, uma empresa com mais de 50 anos de história no setor de transportes terrestres no Brasil. No ano que precedeu a fundação da GOL, o grupo transportou mais de 400 milhões de pessoas. Através de muitos estudos e pesquisas, o Grupo chegou à conclusão de que 95% da população brasileira não tinha acesso a aviões como meio de transporte. Também foi observado que havia mais de 25 milhões de pessoas no país dispostas a voar. Porém, demandando preços mais baixos, segurança e qualidade. Com a globalização, as distâncias aumentaram, os prazos diminuíram e a procura por qualidade tornou-se fundamental. Sendo assim, a GOL resolveu adotar o conceito "Low Cost", "Low Fare" - (baixo custo, baixo preço), para oferecer passagens aéreas a preços justos e com serviços de alta qualidade. A filosofia e a forma de prestação de serviços do Grupo Áurea foram transmitidas para o novo negócio que estreava no setor aéreo.


Na GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES, o desafio era reescrever a história da aviação a partir de um papel em branco. Para isso, Constantino de Oliveira Júnior se cercou de um grupo de pessoas que tinham conhecimento no setor de aviação e foi à luta. A sua paixão por aviões foi determinante no seu desempenho à frente da empresa. Constantino Jr fez o primeiro voo solo com 16 anos e apenas nove horas de voo de experiência. Com um investimento inicial de US$ 20 milhões, 6 aeronaves Boeing 737-700 e uma rede razoavelmente espalhada, a nova companhia aérea realizou seu primeiro voo no dia 15 de janeiro de 2001.


É importante destacar, também, o momento positivo em que a empresa chegou ao mercado nacional. O ano de 2001 foi o último ano de vida da TRANSBRASIL. A VASP estava nas últimas também - embora ela tenha sobrevivido até janeiro de 2005. As duas companhias já estavam em completa decadência e a Varig estava com sérios problemas financeiros. Praticamente, a única concorrente era a TAM. E até mesmo um acontecimento trágico para a aviação – o 11 de setembro de 2001 – acabou ajudando. Isso porque, ao reduzir a demanda aérea global, aquele evento permitiu à GOL adquirir aeronaves de primeira geração a um custo menor. O modelo de negócios que a companhia implantou no país logo causou um efeito cascata na indústria aeroviária. Com tarifas a preços acessíveis, muitos viajantes migraram do transporte rodoviário para o aéreo, o que triplicou o número de passageiros transitando nos aeroportos. É o chamado "Efeito GOL".


A GOL também obteve sucesso ao mudar alguns padrões da aviação nacional, que trabalhava com a valorização de conceitos como sofisticação, requinte e glamour na promoção do transporte aéreo. Ao combinar baixas tarifas com serviços simplificados e confiáveis, tratando os passageiros igualmente em vôos com uma única classe de serviços, a Gol conseguiu aumentar sua participação de mercado e a fidelização dos passageiros, além de atrair um novo grupo de clientes. O crescimento da empresa foi tão rápido que, no ano de 2002, já inaugurou a ponte aérea Rio-São Paulo. A partir de 2003, a GOL iniciou seus vôos internacionais, começando pela cidade de Buenos Aires na Argentina, e se estendendo pelas principais cidades sul-americanas nos anos seguintes.


No dia 15 de setembro de 2006, a empresa inaugurou o seu Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), na região metropolitana de Belo Horizonte. O motivo desta inauguração foi que a empresa já possuía um razoável número de aeronaves e decidiu ela mesma fazer a manutenção de seus aviões. O centro de manutenção cuida da frota de aeronaves da própria GOL, e também faz a manutenção de outras empresas aéreas.


Em 28 de março de 2007, a GOL comprou da VARIG Linhas Aéreas, também conhecida como a “nova Varig”, por US$ 275 milhões, vencendo a disputa pela compra da companhia com a empresa chilena LAN. Este fato permitiu a empresa ampliar a sua participação no mercado internacional. Entre as principais mudanças ocorridas em 2008 estão: os vôos nacionais e os internacionais de curta duração da companhia aérea passaram a ser operados pela marca GOL, sendo os vôos internacionais de média duração reservados para a marca VARIG; o programa de milhagem SMILES (6.7 milhões de membros) foi estendido aos clientes da GOL, que agora podem acumular milhas na compra de passagens e na contratação de serviços e aquisição de produtos de cerca de 115 empresas parceiras no Brasil e no exterior. Mais opções foram agregadas ao serviço de bordo. Nas rotas domésticas e internacionais de curta duração, são servidos lanches, snacks e pratos rápidos. Na ponte aérea São Paulo (Congonhas) – Rio de Janeiro (Santos Dumont), o cliente pode saborear o Bistrô da Ponte, com opções de lanches e refeições quentes, de acordo o horário do voo.


No dia 15 de janeiro de 2009, a GOL completou 8 anos de vida com números impressionantes para uma empresa tão jovem: mais de 100 milhões de passageiros transportados desde sua fundação, uma frota superior a 100 aeronaves, mais de 16 mil empregados, 1.600 pilotos e co-pilotos qualificados, contabilizando 37.5 mil horas em simuladores de voo e cerca de 240 mil horas de treinamento em rota. O uso da alta tecnologia tem marcado a história da GOL. Entre as principais conquistas, a empresa revolucionou o transporte aéreo brasileiro ao concentrar suas vendas na Internet, eliminando a emissão do tradicional bilhete. A GOL também introduziu o conceito de check-in inteligente pela Internet, com a impressão do cartão de embarque pelo cliente. Recentemente, a GOL tornou-se a primeira empresa brasileira a viabilizar o processo de check-in inteiramente pelo celular.


A LINHA DO TEMPO

2002Lançamento da primeira edição de sua revista de bordo. Atualmente a revista tem uma tiragem superior a 150 mil exemplares.

2003Início de seu primeiro voo internacional para a cidade de Buenos Aires, na Argentina.

2005Início do serviço com destino às cidades de Santa Cruz de La Sierra (na Bolívia) & o lançamento, em novembro, do "Cartão Voe Fácil" para estimular a demanda e permitir aos clientes da GOL, adquirir passagens pela internet, sem a necessidade de possuir cartão de crédito, e com a possibilidade de parcelamento em até 36 vezes. Atualmente o "Cartão Voe Fácil", possui mais de 1 milhão de inscritos.

2006Início do serviço com destino à cidade de Santiago (no Chile), à cidade de Assunção (no Paraguai), à cidade de Montevidéu (no Uruguai) e às cidades de Córdoba e Rosário, na Argentina.

2007Iniciou vôos para a cidade Lima (no Peru). No Brasil passou a voar em março, para Marabá (Pará), além de ter iniciado frequências para Cruzeiro do Sul, no Acre. Em dezembro, a companhia iniciou vôos para Presidente Prudente, no estado de São Paulo, considerada a “capital do Oeste Paulista” &, também, o lançamento da versão internacional de sua revista de bordo, que traz matérias de turismo, gastronomia, cultura e diversão, além de dicas de consumo e lazer nas principais cidades dos países atendidos pela companhia.

2008Início do serviço com destino à cidade de Caracas, na Venezuela.

2010Inauguração, em 4 de abril, vôos regulares para Punta Cana, um dos destinos turísticos mais atraentes do Caribe, na República Dominicana.


A FROTA

Operar com frota única (utilizando apenas aviões de um único modelo) é uma estratégia que viabiliza menores custos com combustíveis, manutenção e treinamento de pilotos, além de maior flexibilidade no planejamento das rotas e, conseqüentemente, melhor produtividade.

A GOL tem a mais moderna frota da América Latina e uma das mais jovens do mundo. Sua frota é composta por 119 aeronaves Boeing 737 NG (com idade média de 5,5 anos) possuindo equipamentos ultramodernos, motores mais potentes (podendo voar até 12% mais rápido do que o seu concorrente mais próximo), novo design das asas, tecnologia de ponta e capacidade de voar mais alto. Elas apresentam um dos maiores índices mundiais de aproveitamento da aeronave, permanecendo aproximadamente 14 horas em voo. Estas aeronaves foram desenvolvidas para realizar todo tipo de viagem, com rotas longas ou curtas, sendo mais eficientes nos pousos e decolagens.

As aeronaves não têm divisão interna de classes, seguindo o conceito low cost, low fare. Desta forma, a economia de escala conquistada pela empresa é repassada para o cliente em forma de preços mais competitivos. Os uniformes da tripulação foram desenhados pelos estilistas Gloria Coelho e Ricardo Almeida.


Empenhada em adotar práticas que minimizem o impacto causado ao planeta, a GOL desenvolveu diversos programas que priorizam o uso consciente dos recursos naturais e, conseqüentemente, reduzem os impactos da empresa no meio ambiente. Um exemplo é o projeto Passando Limpo que utiliza um método inteligente de lavagem das aeronaves, feita a seco em que a GOL gasta atualmente apenas 10% do que costumava utilizar para lavar uma aeronave.


O TRANSPORTE DE CARGA

A GOL foi mais uma vez inovadora e pioneira ao incluir em seu modelo de negócios o transporte de cargas. A companhia aérea alterou o DNA convencional do sistema de cargas, deixando de operar no conceito “peso x distância” para utilizar o conceito de “tempo x conveniência”. Neste contexto surgiu, em 30 de janeiro de 2001, a "GOL-LOG", serviço de cargas aéreas, que segue os princípios de pontualidade, inovação, freqüência, custo e tarifas reduzidas e que vem conquistando o mercado de transporte de cargas e encomendas. Utilizando os porões da frota GOL, vem ganhando mercado desde o seu lançamento, representando hoje mais de 3% do faturamento global da companhia aérea.


Nos últimos anos o serviço cresceu e ampliou suas operações no Brasil e no exterior (o primeiro foi para Buenos Aires, em 2005), lançado no mercado novos produtos como o serviço pré-pago. Além de aperfeiçoar o espaço, o transporte e manuseio das cargas não interferem na produtividade das aeronaves no solo. Atualmente a empresa conta com 75 unidades, localizadas em 67 cidades no Brasil. Na América Latina, atualmente são sete bases: Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Santa Cruz de la Serra (Bolívia), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Bogotá (Colômbia) e Caracas (Venezuela). Além disso, a GOL-LOG conta com uma frota de veículos que, conectados com a malha aérea existente, possibilita a captação e distribuição de cargas e encomendas em uma ampla área do território nacional, atendendo atualmente mais de 1.200 municípios.


CAMPANHAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

A GOL sempre possui uma linha de comunicação forte, ousada e muito inteligente. A linha de marketing da empresa sempre foi a da democratização. Ou seja, quando chegou ao setor aéreo brasileiro com o slogan “Aqui todo mundo pode voar”, fez com que milhares de pessoas que não imaginavam utilizar o avião como meio de transporte o usassem pela primeira vez.

A primeira campanha institucional marcante da GOL, criada pela agência AlmapBBDO em 2005, tinha como protagonista um legítimo pássaro "Taeniopygia Gutta", conhecido popularmente como mandarim. O filme começava com o embarque do inusitado “ator” num ônibus intermunicipal. Após um longo percurso, o animal já se mostrava cansado. Ao chegar ao seu destino, o bichinho descia a escada cambaleante devido ao desgaste provocado pela longa viagem. Nesta cena, o locutor em off pergunta: ”Para que viajar de outro jeito, se você pode voar?”. Corta para um avião da Gol no ar e a locução: “Gol. Aqui todo mundo pode voar”. A produção do filme foi cercada de cuidados especiais. Apesar de a estrela do comercial ser apenas um pássaro, foram usadas oito aves da mesma espécie para gravar as cenas. Além disso, até um “camarim” gaiola foi montado especialmente para os exigentes “artistas”, e o set de filmagem foi cercado por painéis para que eles ficassem isolados da equipe.


Recentemente, em 2008, a empresa lançou sua mais nova campanha, denominada “Aqui todo mundo pode voar”, que tinha com principal estrelas simpáticas borboletas laranjas. De maneira lúdica, a campanha utilizou imagens da lagarta e de sua transformação em borboleta para mostrar como é fácil voar com a GOL.


A campanha era composta por filmes, anúncios para mídia impressa, vinhetas, material de ponto-de-venda, peças para internet e eletro-mídia. No filme, as lagartas estão presas no congestionamento dentro de carros e ônibus, quando uma delas descobre que pode voar e vira borboleta, deixando a situação anterior para trás. A idéia não é esteriotipar a lagarta, mas mostrar que a vida pode ser melhor. A campanha trazia a assinatura assinatura: “Chega um dia em que todo mundo descobre como é fácil voar”.


Até um dos Boeing 737-800 da companhia aérea foi adesivado com as borboletas da nova campanha de marketing.


O VALOR DA EMPRESA

Segundo a consultoria Brand Analytics / Millward Brown, somente a marca GOL está avaliada em R$ 446 Milhões, ocupando a posição de número 30 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

DADOS CORPORATIVOS

Origem - Brasil
Fundação - 15 de janeiro de 2001
Fundador - Constantino de Oliveira Júnior
Sede - São Paulo, Brasil
Marca - GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
Capital Aberto - Sim (em 2004)
Presidente do Conselho - Constantino de Oliveira Júnior
Diretor Presidente - Constantino de Oliveira Júnior
Faturamento - R$ 5,99 bilhões (2009)
Lucro - R$ 858,5 milhões (2009)
Valor de Mercado - R$ 3,7 bilhões (junho/2010)
Valor da Marca - R$ 446 milhões (2009)
Frota - 119 aviões (Boeing 737-800 NG)
Destinos - + 70
Paxs Transportados - 27.758.496 (2009)
Programa de Milhagem - Smiles
Presença Global - 12 países
Funcionários - 18.235
Segmento - Aviação Comercial
Principais Produtos - Aviação Comercial e Carga
Outros Negícios - VARIG e GOL-LOG
⇒ Slogan - Aqui todo mundo pode voar

A MARCA NO MUNDO

Com mais de 18 mil funcionários, a GOL é a segunda maior companhia aérea do Brasil. Opera com, aproximadamente, 860 vôos diários para 55 destinos que conectam todas as mais importantes cidades do Brasil e 17 principais mercados internacionais da América do Sul como Buenos Aires, Bogotá, Santiago, Lima, Assunção, Cidade do Panamá, entre outros. Atualmente a GOL possui 39.8% de participação no mercado doméstico e 18.5% de participação no mercado internacional de vôos, transportando anualmente mais de 27 milhões de passageiros.

VOCÊ SABIA QUE ?

Os voos noturnos da GOL, com tarifas bastante reduzidas, mostraram-se muito bem sucedidas, proporcionando taxas de ocupação maiores que de outros voos ?

FONTE: As informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), Jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).

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