Arquivos Aeronáuticos no Google+

CENTROS METEOROLÓGICOS

1º - CENTROS E ESTAÇÕES METEOROLÓGICOS:

Tem a função de elaborar as informações meteorológicas visando o apoio à navegação aérea.


CLASSIFICAÇÃO:

CNMA - Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica:

É o principal Centro de Meteorologia do SISCEAB, tem por finalidade preparar cartas meteorológicas de tempo significativo e repassar aos demais centros da rede, as previsões recebidas dos WAFC e outras informações meteorológicas de interesse aeronáutico.

CMV - Centros Meteorológicos de Vigilância:

São associados ao ACC da FIR e tem por finalidade monitorar as condições meteorológicas reinantes de sua área de vigilância, visando apoiar os órgãos de Tráfego Aéreo e as aeronaves que voam no espaço aéreo sob responsabilidade do ACC.

CMA - Centros Meteorológicos de Aeródromo:

Centros meteorológicos localizados em aeródromos com a finalidade de prestar serviços e apoio meteorológico à navegação aérea, nos aeródromos em que estiverem instalados.

CMM - Centros Meteorológicos Militares:

Centros meteorológicos que têm por finalidade prestar apoio meteorológico específico à aviação militar.

2º - REDE DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS:

Tem a função de coletar, processar e registrar dados meteorológicos de superfície e altitude para a Meteorologia Aeronáutica em apoio a navegação aérea.

CLASSIFICAÇÃO:

EMS - Estações Meteorológicas de Superfície:

As Estações têm por finalidade efetuar a coleta e o processamento de dados meteorológicos à superfície para fins aeronáuticos e sinóticos. Devem ser instaladas nos aeródromos e fazem parte da rede básica da Organização Meteorológica Mundial (OMM), quando equipadas apropriadamente.

EMA - Estações Meteorológicas de Altitude:

As Estações têm por finalidade coletar, através de Radiossondagem, dados de pressão, temperatura, umidade, direção e velocidade do vento, nos diversos níveis da atmosfera.

ERM - Estações de Radares Meteorológicos:

As Estações têm por finalidade fazer vigilância constante na área de cobertura dos radares e divulgar as informações obtidas por meio rápido e confiável aos Centros Meteorológicos de Vigilância.

Fonte: REDEMET

Nenhum comentário:

Postar um comentário