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A PSICOLOGIA NA AVIAÇÃO

Observamos que a aviação é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. E por que tantos acidentes ainda são catalogados?


Verificamos que a maior aventura tecnológica do homem foi pilotar as máquinas voadoras, pois, desde a mitologia, com Ícaro e Dédalo, até os dias de hoje, dominar o espaço aéreo faz parte da realidade humana.

Como não nascemos com asas, pilotar as grandes máquinas voadoras traz um glamour e uma sensação de poder. O poder de liberdade, de sentir-se como um pássaro que vai a busca do infinito. Porém isto tem um preço.

O ato de pilotar uma aeronave exige muito do piloto. Ele deve reagir a estímulos, elaborar julgamentos, analisar alternativas possíveis para decidir qual a mais adequada e, executá-las através de uma resposta motora, a qual, freqüentemente o leva a recorrer a sua memória.

Os aspectos cognitivos envolvem grande limitação, principalmente em final de jornada ou em missão que exija mais do piloto. Influências relacionadas às condições individuais de sua personalidade, que podem ser tanto fisiológicas quanto psicológicas, podem ser encontradas, somando a estas, as características do tipo de missão executada, as quais aumentam as limitações do intelecto neste momento.

Observamos que o homem é a parte mais flexível e a mais valiosa do sistema aeronáutico, porém, é o mais vulnerável às influências que podem afetar negativamente seu comportamento.

E quando ocorre um incidente ou acidente aeronáutico, o júri popular de imediato delega a culpa ao piloto, mas se esquecem dos fatores subjacentes que envolvem as verdadeiras evidências do fato. Então, o fator psicólogo passou a ter outro papel, não só de selecionador, mas também de auxiliar nas investigações levantando os fatores contribuintes que levaram ao acidente, ou seja, as causas que encobriam a suposta falha do piloto.

Ao se estudar estes fatores observou que a psicologia poderia contribuir muito mais.

Com a leitura dos CVRs ('Cockpit Voice Recorder'), constatou-se que, 70% a 80% dos acidentes aconteceram por falha humana, ou seja, havia uma seqüência de falhas que estavam relacionadas com o FATOR HUMANO, as quais podemos citar:

Falta de comunicação clara e precisa entre tripulantes e com as demais pessoas envolvidas com a operação.
Falhas no relacionamento interpessoal que dificultam a sinergia da equipe, principalmente em situações de emergência.
Comprometimento do processo decisório em situações de emergência.
Falta de percepção de todos os elementos que envolvem uma determinada situação em um curto espaço de tempo, faltando por vezes consciência situacional.
Falta de liderança, surgindo dificuldade em delegar tarefas em situações de emergência.

Através das investigações dos acidentes e das pesquisas feitas pela NASA, Concluiu-se que o ideal seria que o piloto passasse por treinamentos de Fatores Humanos como CRM (Crew Resource Management) e posteriormente acompanhamento psicológico, dando-lhe (piloto) a oportunidade de se autoconhecer; de identificar seus sentimentos e atitudes possíveis de "panes psicológicas" que a sua máquina (homem) pode apresentar, com a finalidade de quebrar o elo antes de se tornar um comprometimento maior para a sua conduta, colocando-se dessa forma em risco a segurança do voo.

Com isto a psicologia de aviação tem o objetivo de auxiliar a segurança de vôo, dando suporte ao tripulante e todos os demais envolvidos direta, ou indiretamente, com a atividade aérea, a fim de minimizar fatores que poderiam ser possíveis causadores de incidentes e acidentes.

Por: Débora P. Rufino - Psicóloga Safety Embraer.

8 comentários:

  1. Acredito que se os exames médicos exigidos relacionado com o estado físico do candidato a piloto de aeronaves, só deveriam serem submetidos aos testes psicológicos somente se houvesse alguma alteração no exame encefalográfico e bem sabemos que para ser bom em algo é preciso praticarmos.

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  2. Se os candidatos a aeronauta ou os aeronautas ao fazerem o exame de eletroencefalograma, e no resultado constar que há alguma alteração, concordo que os mesmos devem serem submetidos aos testes psicotécnicos, caso contrário não devido ao resultado do exame ser normal.

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  3. Ao meu ver é discriminação os tais testes psicotécnicos e para iniciantes não deveriam serem exigidos, deveriam serem exigidos para pilotos militares e pilotos comerciais ou acima.
    Conforme comentários acima concordo e acrescento o seguinte os treinamentos práticos, são para o aprendizado e condicionamento, quanto mais se pratica é óbvio que se adquire mais experiência.

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  4. Cmte.:

    Essa postagem sobre psicologia na aviação é de suma importancia e tenho acompanhado várias postagens de diversos candidatos, que foram submetidos e reprovados nos testes em mais de uma vez e analizei da seguinte forma se para inicial que é PP é exigido o ensino fundamental, enquanto PC exigem o ensino médio porque os candidatos ao PP são submetidos aos mesmos testes que os PC e quem pode fazer algo à respeito sobre essa realidade em pedir alteração ao orgão competente, acredito que candidatos iniciais podem contar com você! comandante FRED.

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  5. Psicologia na aviação é de suma importancia e tenho acompanhado várias postagens de diversos candidatos, que foram submetidos e reprovados nos testes psicotécnicos por mais de uma vez e analizei da seguinte forma se para inicial que é PP é exigido o ensino fundamental, enquanto PC exigem o ensino médio; porque os candidatos ao PP são submetidos aos mesmos testes que os PC ??? Obrigado.

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  6. Cmte.: Psicologia na aviação é de suma importancia e tenho acompanhado várias postagens de diversos candidatos, que foram submetidos e reprovados nos testes psicotécnicos por mais de uma vez e analizei da seguinte forma se para inicial que é PP é exigido o ensino fundamental, enquanto PC exigem o ensino médio porque os candidatos ao PP são submetidos aos mesmos testes que os PC ??? e quem pode fazer algo à respeito sobre essa realidade em pedir alteração ao orgão competente! Obrigada FRED!

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  7. Cmte.: F MESQUITA

    Sobre psicologia na aviação é de suma importancia e tenho acompanhado várias postagens de diversos candidatos, que foram submetidos e reprovados nos testes psicotécnicos por mais de uma vez e analizei da seguinte forma se para inicial que é PP é exigido o ensino fundamental, enquanto PC exigem o ensino médio porque os candidatos ao PP são submetidos aos mesmos testes que os PC ??? e quem pode fazer algo à respeito sobre essa realidade em pedir alteração ao orgão competente! Obrigado Cmte.

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  8. Anônimo, muitos são reprovados por imaturidade ou por puro nervosismo mesmo, não deveria haver isso por parte dos candidatos já que este exame não tem o caráter de reprovação. Já quanto aos exames serem iguais, de PP e PC, não sei bem ao certo mas ele é tão simples que para teste do PC há uma facilitação, não achas? Sobre a alteração acho pouco provável que isso possa acontecer, a não ser pela comunidade em questão, únicos que podem pôr em xeque essa questão, mas não se preocupe, antes desse tipo de exame, faça um relaxamento próprio, orações e vá despreocupado, a psicóloga entende quando estamos apreendivos e isso é normal.

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