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PESO E BALANCEAMENTO EM ACFT

1ª PARTE

O peso de uma aeronave e seu balanceamento é extremamente importante para que possa ser operada com segurança e eficiência.


O peso Maximo de carregamento é baseado através da área da superfície da asa e o quanto de sustentação ela poderá gerar.

Tomaremos como exemplo a aeronave Cessna 152 que necessita de uma velocidade de 65 e 75 mph para decolar com 1.670 Lbs sendo então ainda capaz de gerar sustentação suficiente para suportar o peso da aeronave, mas se estiver acima deste peso a decolagem não será segura.

O peso e balanceamento é um fator determinante para a operação da aeronave, se está não esta bem balanceada não terá boa ou nenhuma manobrabilidade e controlabilidade levando a voar com muita dificuldade ou mesmo na impossibilidade de se realizar um voo ocasionando acidentes, danos a terceiros e morte.

Um segundo item que deverá ser levado em consideração no que se diz respeito ao peso e balanceamento é que carregamentos impróprios reduzirão habilidade da aeronave ao realizar manobras, sua razão de subida, velocidade e consumo de combustível.

Se a aeronave for carregada com o nariz extremamente pesado forças extremas deverão ser impostas pela cauda para erguer o nariz da aeronave, isto também acrescentaria o arrasto e consequentemente será necessário elevar a potência do motor, aumentando também o consumo de combustível em razão de um fluxo adicional de combustível, para se manter a velocidade.

Para se obter a maior eficiência da aeronave ela deverá estar com seu centro de gravidade (CG) entre seus limites onde as forças necessárias para manter a controlabilidade da aeronave não sejam superiores aos limites necessários.

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