Arquivos Aeronáuticos no Google+

PESO E BALANCEAMENTO DE AERONAVES DE PEQUENO PORTE

Muitos acham que num avião de pequeno porte (aviação geral) muitas vezes basta encher o tanque, chamar os amigos e sair voando por aí.

Muitas vezes, por preguiça, desconhecimento, ou outros motivos, não fazemos o cálculo do manifesto de peso e balanceamento da aeronave, achando que esse cálculo só é realmente necessário em aeronaves de grande porte. O cálculo correto de peso e balanceamento da aeronave permite ao piloto saber se o avião estará operando dentro dos limites do Centro de Gravidade (CG).


Um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com respeito ao teto prático de voo, manobrabilidade, razão de subida, velocidade e consumo de combustível; podendo ser motivo para interrupção de um voo, ou mesmo de seu cancelamento.

As aeronaves têm uma tendência de ganhar peso devido ao acúmulo de sujeira, graxa, etc., em áreas que não são facilmente acessíveis para lavagem e limpeza.


As aeronaves de empresas aéreas (regulares ou não) que transportam passageiros ou carga, estão sujeitas a certos regulamentos, que exigem que seus proprietários apresentem provas de que elas estão sendo carregadas adequadamente, e que os limites de peso e balanceamento não estão sendo excedidos.

O controle do peso e balanceamento consiste em comprovar matematicamente o carregamento corretos dos limites especificados. Estes limites são apresentados nas especificações da aeronave. A instalação ou remoção de equipamentos modifica o peso vazio e o CG da aeronave; afetando, conseqüentemente, a carga útil na mesma proporção.

Image and video hosting by photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário