Arquivos Aeronáuticos no Google+

A PERSONALIDADE DOS AVIADORES

Os aviadores são um segmento distinto da população geral. Além da habilidade de voar, os aviadores são selecionados por suas personalidades e por uma distinta "pilot persona". Estas características fazem deles aviadores mais seguros.


Os aviadores tendem a ser fisicamente e mentalmente saudáveis. Tendem a ser "realidade baseada", porque pela própria natureza de seu trabalho eles estão constantemente a testar a realidade. Há aqueles, porém, que contestam esta reivindicação.

Os aviadores tendem a ser auto-suficientes e podem ter dificuldades para agir em situações de equipe sem CRM (Sigla em inglês para Curso de Gerenciamento de Cabine) e outros treinamentos.

Eles têm dificuldade em confiar em alguém para fazer o trabalho bem como eles podem fazê-lo. Os aviadores tendem a ser desconfiados, até um pouco paranóicos. Com moderação, essa qualidade lhes serve bem dentro de seu ambiente e é de fato, uma qualidade que os empregadores procuram na personalidade do aviador.

Fora do cockpit, essa qualidade mostra-se na tendência de muitos aviadores de configurar dois ou três despertadores - mesmo que ele ou ela possa acordar geralmente antes de qualquer um. A tendência (suspeita paranóica) também afeta a maneira dos aviadores em função de suas vidas privadas.


Os aviadores tendem a ser inteligentes, mas geralmente não são intelectualmente orientados. Eles gostam de "brinquedos" (barcos, carros, motocicletas, grandes relógios, etc). Eles são bons em separar as coisas, se não colocá-las novamente juntas.

Os aviadores são concretos, práticos, pensadores lineares ao invés de abstratos, filosóficos ou teóricos. Em uma escala que varia de analiticamente orientados a emocionalmente orientados, os aviadores tendem a ser até os finais analíticos. Eles são extremamente orientados pela realidade e objetivo. Eles gostam de listas mostrando problemas concretos, não falando sobre eles. Esta orientação tende a meta a curto prazo como oposição ao longo prazo.

Os aviadores são bimodais: on / off, preto / branco, bom / mau, seguro / inseguro, regulamentares / não-regulamentares.

Os aviadores estão dispostos a modificar seu ambiente em vez de seu próprio comportamento. Eles precisam de excitação, um trabalho das 9 às 17h levariam a maioria dos aviadores à distração.

São competitivos, sendo impulsionados por uma necessidade de se alcançar seus objetivos, e não sabem lidar com a falha particularmente bem. Os aviadores têm uma baixa tolerância para com a imperfeição pessoal, e longas memórias das injustiças percebidas.


Os aviadores tendem a serem examinadores, tiram conclusões sobre a situação rapidamente. Aviadores examinam as pessoas como se fossem instrumentos, eles tiram conclusões num golpe de vista em vez de confiar em conversações longas e carregadas de emoção.

Aviadores evitam a introspecção e têm dificuldade em revelar, expressar ou mesmo reconhecer seus sentimentos. Quando eles experimentam sentimentos indesejáveis eles tendem a mascará-los, às vezes com humor ou mesmo raiva.

Ser insensíveis ajuda os aviadores a lidar com crises, mas pode torná-los insensíveis aos sentimentos dos outros. Os cônjuges e filhos de aviadores queixam-se freqüentemente que o aviador tem dificuldade em expressar para eles emoções humanas complexas.

Este bloqueio "emocional" pode criar dificuldades de comunicação...

Quantos incidentes ou acidentes ocorreram devido à má comunicação?

A grande maioria dos casos “Padrões Profissionais” será causado pela má comunicação?

Fonte: ALPA

Um comentário: