Arquivos Aeronáuticos no Google+

E A LÂMINA DA TURBINA SE SOLTA...

O QUE ACONTECE QUANDO UMA LÂMINA
DA TURBINA DE UM JATO SE SOLTA ?

Este teste “blade out” é feito para simular uma das lâminas da turbina de um avião se soltando. Cargas explosivas soltam uma lâmina enquanto a turbina está em funcionamento. Isso pode ocorrer por causa da fatiga ou rachaduras ocultas em uma lâmina.


Apesar das lâminas serem extremamente resistentes, quando uma delas se solta ocorre uma reação em cadeia em que uma destrói a outra, o que é inevitável. O que é totalmente indesejável é um estilhaço de uma lâmina atingindo a fuselagem, penetrando na asa (onde fica o combustível) ou que a capota da turbina se solte. Este teste serve para o aprendizado na contenção da explosão.

As turbinas também são projetadas para não explodirem quando “atacadas” por aves, mas para aguentarem o tranco não destruindo a aeronave. Elas também são projetadas a continuarem funcionando até certo número de aves serem ingeridas e além deste limite desligarem em segurança.

O importante é lembrar que as turbinas nunca são frágeis ou delicadas ao ponto de serem seriamente danificadas por uma única ave de ossos pneumáticos e corpo leve.

Abaixo, um vídeo que exibe o que acontece quando a turbina é atingida por um pássaro:


Só de assistir estes vídeos eu já me sinto mais seguro para voar.

Também segue o vídeo de um homem que foi sugado pela turbina de um caça… e viveu para contar a história:

Nenhum comentário:

Postar um comentário