Arquivos Aeronáuticos no Google+

A MENOR PISTA DE POUSO DO MUNDO


A ilha de Saba é localizada a cerca de 28 milhas (45ᅠkm) ao sul de St. Maarten – o local onde os aviões comerciais passam literalmente raspando sobre as cabeças das pessoas na beira da praia – e é a menor ilha das Antilhas Holandesas. A Ilha de Saba é um vulcão adormecido que emergiu verticalmente para fora do Mar do Caribe em toda costa até um pico de 900 metros. Não existem praias em toda costa da ilha, uma vez que toda área costeira é feita de rochas e desfiladeiros em contato direto com o oceano.



O povo local diz que a pista do Aeroporto Juancho E. Yrausquin (SAB) é a mais curta pista usada em vôos comerciais do mundo, possuindo em sua extensão apenas 400 metros (1.300 pés). A área utilizável da pista é de apenas 1.000 pés, cerca de 300 metros, e não há nenhuma outra área de escape após a pista pois ao terminar a área pavimentada existem rochas e um desfiladeiro de cerca de 70 metros direto para o oceano em cada ponta da pista. Oficialmente o aeroporto é permanentemente fechado para o tráfego aéreo, designado com um X em cada ponta da pista. Todavia, aeronaves são permitidas para operar em Saba, através da obtenção de autorizações da Autoridade de Aviação Civil das Antilhas Holandesas.



A visão do piloto, do pequeno pedaço de pista que vai ter que utilizar para pouso. Os pilotos que operam na pista da Ilha de Saba não podem errar nos pousos, pois um erro significa cair dentro do mar com o avião. Atualmente somente uma empresa aérea faz fretamentos para Ilha, a Windward Island Airways (Winair), com uma aeronave Twin Otter, que faz vôos entre as ilhas da região.

Apesar de todos pilotos dizerem que essa pista é a mais perigosa do mundo, nenhum acidente foi reportado durante todo tempo de existência do aeroporto. Desde 1963, quando a pista foi inaugurada, somente três modelos de aeronaves pousaram nessa pequena pista.

ABAIXO, O VÍDEO DA DECOLAGEM



ABAIXO, O VÍDEO DO POUSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário