Arquivos Aeronáuticos no Google+

CURSO DE TCAS ( PT-BR )


Este curso aplica-se aos sistemas de acordo com a compilação do RTC DO185A MOPS e as mudanças para o sistema versão 7.0 - RTCA DO-185 MOPS. Este sistema se baseia no TCAS II (alerta de tráfego e sistema de colisão) dos Estados Unidos e ACAS II (sistema avançado anticolisão) internacional. O TCAS II será a terminologia usada neste curso.

TCAS II é um sistema usado para detectar e localizar a posição de aviões na vizinhança de seu próprio avião, interrogando seus transponders, analisando as respostas para determinar a distância, rota e altitude relativa ao tráfego destas aeronaves. Se o sistema TCAS II determinar que haja um possível perigo de colisão, ele emite avisos visuais e audíveis ao piloto a fim de esse possa executar as manobras apropriadas de evasão.

Obs: O TCAS é incapaz de detectar aviões com transponders inoperantes ou desligados. O que pode ter sido a causa do acidente aéreo entre o Boeing 737 da GOL como Legacy da empresa americana.

Image and video hosting by photobucket

2 comentários:

  1. Olá bom dia Sr. Fred estou fazendo um trabalho de faculdade envolvendo todos os acidentes ocorridos nos ultimos 20 anos envolvendo falha de tcas ou falha humana devido má utilizaçao do tcas gostaria de saber se ha algum material além desse ja postado? muito obrigada pelo material de qualidade e aguardo retorno

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Érica. Há sim, procure ver no site "Desastres Aéreos" pois há diversos casos. Em: http://www.desastresaereos.net/

    ResponderExcluir